×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Frente fria avança e promete alívio após semanas de calor intenso

As temperaturas devem continuar dentro da casa dos 20°C, sem indícios de um frio rigoroso

clima
Por Redação
7 de março de 2025 - 12h46
Foto: Josh

Após um longo período de temperaturas elevadas, uma mudança no clima se aproxima. Uma frente fria é prevista para avançar pelo Brasil neste fim de semana, trazendo chuvas e alívio térmico para diversas regiões. O fenômeno chega primeiro ao Sul do país no sábado (8) e segue em direção ao Sudeste, onde os efeitos serão sentidos com mais intensidade a partir de segunda-feira (10). 

Nas áreas litorâneas do Sudeste, a mudança será mais perceptível, com previsão de chuvas frequentes e temperaturas mais amenas ao longo da semana. No entanto, a chegada do sistema também pode trazer temporais, já que o encontro do ar quente que predomina no país com o ar frio vindo do Sul favorece a formação de nuvens carregadas, aumentando o risco de ventania e trovoadas. 

Apesar da queda nos termômetros prevista, ainda não é hora de tirar os casacos do armário. As temperaturas devem continuar dentro da casa dos 20°C, sem indícios de um frio rigoroso. O avanço da frente fria pelo Sudeste será gradual, e sua influência será mais significativa a partir do dia 13 de março. 

Fevereiro de 2025 entra para a história como um dos mais quentes 

Mesmo com a chegada do alívio térmico, os dados climáticos reforçam que o calor deste ano foi extremo. Fevereiro de 2025 foi registrado como o terceiro mês mais quente da história global, segundo a reanálise ERA5 do Copernicus Climate Change Service (C3S). A temperatura média global atingiu 13,36°C, superando fevereiro de 2020 e ficando apenas 0,18°C abaixo do recorde absoluto, registrado em 2024. 

Temperaturas caíram em Campos

Nos últimos dias em Campos, as temperaturas ficaram um pouco mais baixas, e a chuva intensa marcou presença na cidade. Na manhã desta sexta-feira (7), os termômetros registravam 28°C às 10h, com máxima prevista de 31°C, segundo dados do Climatempo. 

Com informações do G1 e Climatempo.