Moradores do Assentamento Zumbi dos Palmares interditaram na manhã desta sexta-feira (29) a estrada que corta o assentamento (liga a Usina São João à localidade de Mundeus). A manifestação teve início às 6h e busca chamar atenção para as más condições da via, agravadas pelo tráfego intenso de caminhões pesados. Vídeo.
De acordo com os manifestantes, a situação tem gerado acidentes, prejuízos materiais e dificuldades no escoamento da produção agrícola. Ainda segundo os moradores, os problemas foram intensificados devido à obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) nos acessos da Ponte da Integração.
Cerca de 500 famílias vivem e produzem no assentamento, dependendo diretamente da estrada para o transporte de mercadorias e para a circulação.
Através da assessoria, a deputada estadual Marina do MST afirmou ter encaminhado um ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) cobrando providências. Até o momento, segundo os moradores, não houve posicionamento oficial do órgão.
A reportagem pediu um posicionamento da Prefeitura sobre a situação, que através de nota, informou que “a estrada em questão foi recentemente recuperada pelo município. No entanto, devido à obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) nos acessos da Ponte da Integração, o tráfego intenso de caminhões carregados com argila têm causado danos à via. A situação já foi passada ao órgão estadual, DER, uma vez que o fluxo de veículos pesados continua sobrecarregando a estrada”.
O J3News também fez um pedido de nota ao DER e aguarda retorno para atualizar a reportagem.