A Fifa anunciou nesta quarta-feira (11), em reunião extraordinária do Conselho, as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A Copa de 2030 será histórica, com a Espanha, Portugal e Marrocos como países sede, mas com uma homenagem ao centenário da competição. Três partidas ocorrerão na América do Sul, nos países onde o Mundial foi realizado pela primeira vez, em 1930. Argentina, Uruguai e Paraguai receberão uma partida cada um, enquanto o restante do torneio será disputado na Península Ibérica e no Marrocos.
A Copa de 2030 será a primeira a ser realizada em três continentes, com jogos na Europa, África e América do Sul. A candidatura conjunta entre os três países foi a única apresentada oficialmente e teve amplo apoio. A cerimônia de abertura acontecerá no Estádio Centenário, em Montevidéu, palco da primeira final da história da Copa do Mundo.
Em relação à Copa de 2034, a Fifa decidiu que o torneio será realizado na Arábia Saudita. O país foi o único a apresentar candidatura após a Fifa restringir as propostas à Oceania ou Ásia. A candidatura saudita recebeu grande apoio no continente asiático, semelhante ao que aconteceu com o Qatar em 2022. A Arábia Saudita prometeu organizar a maior edição da Copa do Mundo de todos os tempos, com todas as partidas acontecendo em um único país.
A decisão foi tomada de forma unânime durante o congresso da Fifa, com todos os representantes dos países membros do Conselho aplaudindo a aprovação das candidaturas, sem a necessidade de uma votação formal.
Fonte: UOL