A revitalização dos centros urbanos é um tema de extrema relevância nas discussões sobre o desenvolvimento das grandes cidades ao redor do mundo. Em muitas cidades, o centro, onde antes batia o coração comercial e cultural, perde o ritmo como se estivesse marcando o passo.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) e o Sebrae acertam em aprofundar esse debate trazendo a Campos outros olhares que passearam em diversas partes do mundo, onde cidades realizaram ações para movimentar as artérias, ou seja, as ruas que fazem o centro pulsar.
O 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, no dia 5 de novembro, surge como um marco para abordar essa questão sob uma perspectiva ampla, com foco em desafios e oportunidades, reunindo no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), especialistas, empresários e gestores públicos.
A discussão ultrapassa a necessidade de preservação do patrimônio histórico. É fundamental a troca de conhecimentos para que os municípios possam aprender com experiências bem-sucedidas. Essas iniciativas mostram que, com planejamento adequado, é possível transformar áreas degradadas em pontos de atração para negócios, turismo e cultura.
A estimativa é de que o evento reúna cerca de 500 participantes, o que seria um marco na agenda de desenvolvimento urbano, oxigenando e debatendo intervenções desde as mais simples até as mais cirúrgicas. O centro não pode parar.