A Prefeitura de Campos anunciou na manhã deste sábado (05/12), uma negociação fruto de uma pactuação junto à Secretaria Estadual de Saúde e através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como objetivo a união de hospitais da rede contratualizada e a regulação estadual e o repasse de recursos que garantem a manutenção de leitos específicos para o atendimento a pacientes com covid-19, por mais três meses, em unidades filantrópicas e privada de Campos.
Os hospitais Plantadores de Cana, Santa Casa de Misericórdia, Dr. Beda e a Sociedade Beneficência Portuguesa, onde também funciona o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, são as unidades beneficiadas.
O Prefeito Rafael Diniz destaca que o enfrentamento da covid-19 é prioridade.
– Não seria diferente no último mês do nosso governo. Estamos mantendo toda a luta em defesa da saúde e vida da nossa população. Realizamos essa pareceria junto ao governo do Estado para, não somente o mês de dezembro, como também janeiro e fevereiro de 2021, independente de quem venha a ser o prefeito. Esse é o compromisso do nosso governo com a cidade, com o povo. Essa é a prova da nossa responsabilidade com a saúde do cidadão, independente de qualquer questão política – afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde, Cintia Ferrini, o recurso destinado às unidades hospitalares é resultado de negociações com o Estado, os hospitais de Campos, além da regulação Estadual.
– Estivemos reunidos junto ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) onde já vínhamos pleiteando e articulando junto ao Estado recursos a serem destinados ao enfrentamento da covid-19 em Campos. Esses valores já estão sendo repassados aos hospitais para garantir a manutenção de leitos por mais três meses, informou a Secretária Cintia Ferrini.
Além dos leitos do Centro de Controle e Combate ao Coronavirus, no Plantadores, são 12 leitos de UTI para atendimento covid-19. Já a Santa Casa destina outros 10 leitos específicos para tratamento da doença. Os 03 leitos do Hospital Dr. Beda atendem prioritariamente pacientes oncológicos e em hemodiálise.
Desde o início da pandemia a Prefeitura de Campos não mediu esforços e segue fazendo sua parte atuando de forma estratégica visando garantir a manutenção de leitos da rede pública.
Fonte: SupCom