×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ inicia curso de capacitação e reciclagem para Agentes de Combate a Endemias em Campos

Realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), segue até a próxima sexta-feira (13)

Geral
Por Redação
12 de setembro de 2024 - 12h39
Foto: Reprodução

Começou na última segunda-feira (9) o curso de capacitação e reciclagem para Agentes de Combate a Endemias (ACEs) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), segue até a próxima sexta-feira (13). O curso idealizado e ministrado pelo subcoordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Sílvio Pinheiro, conta com uma primeira turma de mais de 100 agentes que foram contratados no início do segundo semestre, por meio de Processo Seletivo Simplificado, para atuar de forma emergencial no combate à dengue e outras arboviroses.

‌A primeira turma termina na sexta-feira (13) a sua capacitação. Na segunda-feira (16), os agentes serão distribuídos para as áreas de trabalho.
“Boa parte dos agentes estava desatualizado, o que é natural, já que eles passaram muito tempo longe da função, mas até segunda-feira todos estarão aptos e prontos para o trabalho, e já distribuídos em seus respectivos postos de trabalho”, explicou Silvio.

‌Entre os temas trabalhados com os ACEs estão o histórico de presença do Aedes aegypti e albopctus no Brasil; biologia dos vetores; noções sobre arboviroses, com ênfase para dengue, chikungunya, febre amarela, zika vírus e oropouche; organização das operações de campo; métodos de controle vetorial; pesquisa entomológica, Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), entre outros.

A próxima turma, que só realizará o curso em outubro por conta de trâmites burocráticos, passará pelo mesmo processo e em uma semana estarão também aptos para o trabalho de campo.

O Processo Seletivo Simplificado nº 01/2024 para contratação, por tempo determinado, de Agentes de Combate a Endemias teve início em maio. São 141 vagas, sendo 5% reservado às pessoas com deficiência (PCD). A remuneração é de R$ 2.824 para carga horária de 40 horas semanais.

Fonte: Secom/PMCG