×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Federação das Associações dos produtores de arroz do RS garante que não vai faltar produto no mercado

Medo de escassez fez procura por arroz aumentar nos supermercados

Geral
Por Thiago Gomes
9 de maio de 2024 - 22h55
Alexandre Velho, presidente da Federarroz (Reprodução)

O presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, garantiu que não vai faltar arroz no mercado por causa da enchente que assola 431 municípios gaúchos. A região é a maior produtora de arroz do Brasil. Segundo Alexandre, já foram colhidos 83% da produção e o estado tem condições de produzir 7 milhões de toneladas do cereal, o que afastaria a necessidade de importação. O medo de desabastecimento fez aumentar a procura por arroz nos supermercados, a ponto de uma rede de Campos limitar, nesta quinta-feira (9), o número de sacos por cliente (leia aqui).

“Temos plenas condições de afirmar que não temos problemas com relação ao abastecimento interno. Não existe também necessidade de importação. O Brasil é um grande produtor de arroz, a área aumentou em torno de 7% a 8%. Então, não há motivos para termos qualquer alerta com relação a problema de abastecimento, garantiu.

E esclareceu: “Até agora conseguimos colher 83% da safra, faltando 17%. Nessas áreas colhidas temos bons números, boas médias de produtividade. Já temos um bom volume de arroz. E mesmo que a gente tenha dificuldade de colher essa parte que ainda falta, certamente o Rio Grande do Sul tem plenas condições de conseguir uma safra bem acima de 7 milhões de toneladas”.

Veja a íntegra do pronunciamento oficial do presidente da Federarroz: