×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presidente da Aboipic, organizadora do carnaval em Campos, fala do novo adiamento da festa

Marciano da Hora explicou os motivos para a transferência do evento fora de época que estava previsto para este fim de semana

Blog dos Jornalistas
Por Ocinei Trindade
14 de maio de 2024 - 10h17

Marciano da Hora

O presidente da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), Marciano da Hora, deu uma entrevista exclusiva para o J3News explicando as razões para o adiamento do carnaval fora de época na cidade. O evento estava marcado para acontecer dias 17 e 18 de maio, mas na noite de segunda-feira (13), representantes das agremiações e do governo municipal, optaram pela transferência de data que ainda será definida. O motivo principal é o não repasse de parte da verba captada pela organização do carnaval. O impasse do evento fora de época foi tema de reportagem do J3News publicada no domingo (12).  

O que a Aboipic tem a dizer sobre o adiamento do carnaval Dora de época em Campos?

Em relação ao adiamento, ele se fez necessário em virtude do pagamento que não foi ainda liberado pelo Ministério da Cultura. Foi uma decisão que tivemos que tomar em conjunto com a maioria das instituições, digo, escolas de samba, blocos. A segunda parcela é muito importante para que os carnavalescos possam levar de fato o carnaval para a avenida. Não há ainda uma nova previsão de data. Nós tomamos a decisão que só vamos discutir nova data dos desfiles fora de época, o carnaval de Campos, quando o recurso de fato, de verdade, tiver creditado na conta da Aboipic.

O que aconteceu sobre o repasse da verba que ainda não chegou?

O recurso ele já foi depositado pelo grupo Águas no Paraíba, mas foi depositado na conta “captação”. O recurso já foi captado pela Aboipic, lembrando que só a Aboipic que organiza hoje o carnaval de Campos. Não existe nenhuma liga que organiza o carnaval. Quem foi a detentora das cartas de créditos, tanto da política de renúncia fiscal do Estado, do ICMS, e como da política fiscal do governo federal, a Lei Rouanet, foi a Aboipic. No momento, quem coordena unicamente e exclusivamente o carnaval da cidade de Campos, quem é o proponente responsável pela parte financeira é a Aboipic.

Qual o maior desafio agora para a realização do evento?

Existe um desafio muito grande em estar se movimentando junto ao Ministério da Cultura. Existe uma reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura que vai acontecer entre os dias 5 e 6, onde o nosso projeto vai entrar em pauta. Nós acreditamos que essa liberação seja aprovada pelos pareceristas que vão participar.

O que esperar neste momento?

Agora é aguardar. Quando o recurso chegar, eu tenho certeza que faremos um dos melhores carnavais da história aqui da cidade de Campos, até porque a maioria das instituições está preparada. Eu lamento profundamente (o adiamento), mas não existia uma outra saída.

O que gostaria de acrescentar?

Só deixar claro que o poder público é se comprometeu a nos dar toda logística e infraestrutura do evento, lembrando também que foi muito importante a participação do prefeito na captação desses recursos. Agora é aguardar. A Aboipic como proponente do projeto pretende fazer algumas movimentações junto ao Ministério da Cultura para acelerar todo esse processo, mas depende da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) , dos dia 5 e 6, lembrando que o recurso já está disponibilizado na conta “captação”. Agora, para o recurso ser liberado é preciso estar na conta “movimentação”, onde a Aboipic recebe de forma oficial a liberação para estar repassando esse valor para as escolas e os blocos.  

LEIA TAMBÉM

Carnaval fora de época em Campos é adiado outra vez

Campos fora do ritmo outra vez no carnaval fora de época