×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacinas de rotina da criança e do adolescente seguem disponíveis em 37 postos

Distribuídos por todo o município, o horário de atendimento varia entre 8h30 e 20h, de acordo com o posto escolhido

Vacinação
Por Redação
20 de setembro de 2023 - 13h17
Foto: César Ferreira

As vacinas que compõem o calendário de rotina da criança e do adolescente continuam disponíveis em 37 postos distribuídos pelo município para atualização anual da caderneta de vacinal. O horário de atendimento varia entre 8h30 e 20h, de acordo com o posto escolhido. A vacinação é válida para todos aqueles que ainda não se imunizaram ou que estejam no prazo.

Entre as muitas estratégias de vacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está a Campanha Nacional de Multivacinação que teve início em 23 de agosto e terminou no último dia 15. Ao todo foram aplicadas 16.276 doses de diferentes tipos de vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PIN).

“A campanha foi muito boa. Com ela conseguimos aplicar mais de 16 mil doses das várias vacinas de rotina, ampliando a proteção do público infanto-juvenil na cidade e, com certeza, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras”, explica Leonardo Cordeiro, assessor técnico de Imunizações da SMS.

Para as crianças acima de 2 meses de vida são ofertadas as vacinas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Febre Amarela e Hepatite A.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Febre Amarela e dTpa (gestantes).

Também está disponível a vacina Influenza, que previne contra a gripe disponibilizada para a população acima dos 6 meses de vida.

Para vacinar as crianças e adolescentes, os pais ou responsáveis legais, que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.

POSTOS COM HORÁRIOS EXCLUSIVOS

Secretaria Municipal de Saúde (público geral) – 8h às 20h

Clínica da Criança (crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) –9h às 18h

Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) – 8h30 às 16h

POSTOS PARA PÚBLICO GERAL – 8h30 às 16h

Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Hospital São José
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Santa Maria
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Carvão
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Dores de Macabu
UBSF Eldorado
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Prazeres
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí

Fonte: Prefeitura de Campos