×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uenf sedia Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica

Tema desta edição é “Construindo a Universidade do Futuro”

Ciência e Tecnologia
Por Redação
28 de junho de 2023 - 7h27

Foto: Divulgação

A cerimônia de abertura do XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFIT) e VIII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) aconteceu na terça-feira (27), no Centro de Convenções da UENF. O Congresso tem como tema “Construindo a Universidade do Futuro”. Participaram da abertura a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues; o reitor do IFF, Jéfferson Manhães de Azevedo; e a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF em Campos, Ana Maria Almeida.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, gravou um vídeo que foi transmitido aos presentes. O cientista falou da importância do desejo pela ciência ser plantado nos jovens ainda na Universidade. Aproveitou para parabenizar todos os envolvidos no evento e que acreditam na ciência brasileira.

Representando o reitor da UENF, Raul Palacio, que cumpria agenda no Rio de Janeiro, a vice-reitora, Rosana Rodrigues, salientou que o Congresso — que reúne a UENF, a UFF, o IFF e agora a Prefeitura de Campos — teve 2.800 inscritos, contando com a apresentação de 1.300 trabalhos. Lembrou ainda que a UENF completa 30 anos em agosto, comemorando também 29 anos do Programa de Iniciação Científica, que já recebeu três vezes o prêmio destaque mérito institucional do CNPq.

‘Seguimos acreditando e defendendo o investimento na educação, na ciência, na iniciação científica e nas outras modalidades de bolsas como mestrado, doutorado, monitoria, extensão e estágio, que são chamadas bolsas de formação, pois estimulam e reconhecem o papel importante dos jovens no engajamento da solução de problemas locais e globais. Sem investimento em educação e ciência não há futuro possível. Precisamos continuar defendendo o investimento na educação pública e de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”, destacou a vice-reitora.

O reitor do IFF, Jéfferson Manhães de Azevedo, frisou que as universidades estão situadas em um território onde grande parte das pessoas vive em vulnerabilidade social.

“É pensando no engajamento da juventude que a gente vai construir um futuro melhor para todas as pessoas. Devemos pensar soluções para nosso território, para resolver nossos problemas. É papel nosso construir uma juventude que questione. A universidade do futuro é aquela que estará sempre inconformada com a realidade que nos envergonha”, declarou o reitor do IFF.

Representando o reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF em Campos, Ana Maria Almeida, parabenizou os 1.360 trabalhos apresentados no encontro, sendo 123 deles de Iniciação Científica e da Pós-Graduação da UFF.

“Temos que lutar por melhores condições de trabalho e também para receber nossos alunos, garantindo que eles permaneçam na universidade e possam alcançar voos maiores na pós-graduação”, pontuou Ana Maria.