×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Primeiro documento eletrônico é registrado no Sistema Unificado de Administração Pública da Prefeitura de Campos

Convênio foi assinado em dezembro de 2021 e treinamentos e monitorias vêm sendo realizadas

Tecnologia
Por Redação
4 de maio de 2023 - 7h45
Secretário de Administração, Wainer Teixeira (Foto: César Ferreira

A proposta do prefeito Wladimir Garotinho de modernizar e digitalizar a administração pública acaba de sair literalmente do papel. Ele anunciou a emissão do primeiro documento eletrônico registrado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), um software público e gratuito, desenvolvido por analistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Um convênio foi assinado entre a Prefeitura e a instituição de ensino federal em dezembro de 2021.

Desde então, um grupo de estudo foi formado e os servidores vêm passando por treinamentos e monitoria, já que o sistema está sendo implantado, gradativamente, em toda administração municipal. A iniciativa é mais um passo no processo de digitalização da prefeitura: o Programa Campos Digital.

“Um marco para a administração da nossa cidade: nosso primeiro documento eletrônico registrado no sistema SUAP. A promessa de um governo eletrônico se concretiza, garantindo agilidade e transparência em nossos processos administrativos”, afirma o prefeito Wladimir Garotinho.

O documento eletrônico emitido é da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O novo sistema contribui para otimizar tempo e tornar o fluxo destes processos mais célere, além de gerar economia e preservar o meio ambiente porque, gradativamente, será reduzido o volume de papel.

“A Campos que todos nós queremos é uma cidade moderna, tecnológica, propositiva, ágil, eficiente, participativa, conectando pessoas e ideias para gerar crescimento, empregos e inclusão social”, afirma o secretário de Administração, Wainer Teixeira, ressaltando que o processo será implantado gradativamente em todos os setores da Prefeitura.

“É um dia histórico para a Secretaria de Administração e para a Prefeitura de Campos. Estamos iniciando um projeto que foi pensado no programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho e que está sendo executado, que é o SUAP. A partir de agora, documentos e processos da Secretaria de Administração serão eletrônicos. Estamos muito felizes em poder propiciar economicidade, transparência”, informa o secretário.

Normalmente, o atendimento da administração pública aos servidores públicos e à população é feito através de requerimentos e processos físicos, o que acarreta em mais tempo para a tramitação e maior custo com papel. Com o SUAP, a partir de agora, os processos da Secretaria de Administração serão eletrônicos. O sistema vem sendo utilizado por várias prefeituras e outros órgãos públicos de diferentes esferas de poder.

Fonte: Secom/PMCG

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Campos faz a maior reorganização administrativa dos últimos 20 anos em diversas áreas