A solenidade de posse de Joilson Barcelos na presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo) para a gestão do biênio 2024/2026 aconteceu na tarde desta quinta-feira (27). Ele já atuava como presidente da entidade desde o final do ano passado, com posse oficial no dia 13 de dezembro. Maurício Cabral, presidente da gestão anterior, assumirá o cargo de vice-presidente.
Antes de assumir o Sindivarejo, Joilson, que é fundador do Grupo Barcelos, teve dois mandatos consecutivos na presidência da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj). “A gente tem uma perspectiva muito boa para desenvolver algo que está dentro do poder do sindicato, que tem um papel de organizar o acordo coletivo entre o empresário e o funcionário, seus colaboradores, para que isso crie uma estrutura de equilíbrio que avance ambas as partes”, afirma.
Joilson também comentou sobre possíveis mudanças para a região em sua gestão. “Pelas minhas experiências com parcerias e com o Poder Público, eu acho que a gente pode mudar algumas coisas. Eu acho que a nossa união, da categoria do lojista, vai fazer com que a gente consiga melhorar todos os problemas que hoje tem no Centro e nos bairros, que tem os seus pequenos centros, que prejudicam o lojista”, afirma Joilson.
Fábio Paes, atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Campos), comentou sobre a importância do sindicato para o progresso de Campos. “O comércio e serviço hoje, é o maior empregador da região. Então, tendo um sindicato bom, forte e atuante otimiza todas as relações comerciais entre os sindicatos do comércio varejístico e dos comerciários”, diz.
Fábio destacou a importância do perfil de Joilson para a presidência do Sindivarejo. “Falar da presidência agora que assume, que é o Joilson, é falar de um homem empreendedor, visionário, e que está antenado a todas as novidades que estão acontecendo, até pela própria empresa dele. Então, a gente fica feliz por isso. A nossa expectativa aumenta, principalmente em por ele na presidência e na formação das parcerias, tanto com a CDL, associação comercial e os sindicatos em prol da nossa cidade”, conclui.
Maurício Cabral, presidente da última gestão do Sindivarejo e atual vice-presidente da entidade, comentou sobre o momento do Sindivarejo e algumas ações de sua gestão. “Foi o momento que nós levamos o Sindivarejo à sociedade de uma maneira mais comunicativa. Nós lançamos os sites, as redes sociais, trouxemos indicadores econômicos, conseguimos fazer um canal direto de comunicação com os contadores, que foi muito importante, e conseguimos já dar entrada no processo de ampliação sindical, e também para outras regiões, como nós também conseguimos entrar com o Sindivarejo com a utilidade pública na câmara dos vereadores”, pontua.
O atual vice-presidente também falou sobre a importância de Joilson assumindo o cargo da presidência do sindicato. “O Joilson é um grande empresário, um grande associativista, já foi presidente de outras instituições, tem uma interlocução muito grande, não só municipal, estadual e nacional. Então nós estamos muito felizes que ele tenha aceitado esse convite. Porque nós temos agora uma ação muito propositiva e uma agenda positiva de parcerias e de construção”, afirma.
O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto, também falou sobre a parceria com o Sindivarejo. “Todo esse trabalho que a Firjan faz de se aproximar com as entidades só vai trazer benefícios para a nossa região. Essa parceria e apoio ao Sindivarejo é fundamental”, afirma