×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Brasil conquista bicampeonato mundial em copa de taekwondo

O país já conquistara um bronze no individual com Maria Clara Pacheco

Esporte
Por Redação
10 de dezembro de 2024 - 15h15
Foto: Agência Brasil

A seleção brasileira de taekwondo brilhou nesta terça-feira (10), conquistando o bicampeonato por equipes da Copa do Mundo, em Wuxi, China. O time nacional, formado por Maria Clara Pacheco, Milena Titoneli, Edival Pontes, Henrique Marques e Luiz Aquino, derrotou três seleções de peso — Austrália, Coreia do Sul e China — para garantir o topo do pódio. Com o desempenho, o Brasil repetiu o feito conquistado no ano passado, na Coreia do Sul. A China ficou com a prata, e o Uzbequistão completou o pódio com o bronze.

O formato da competição envolveu três lutas para cada uma das sete seleções participantes, incluindo a Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Jordânia, Rússia e Turquia. Na estreia, o Brasil venceu a Austrália por 2 a 0. Em seguida, a seleção brasileira superou a Coreia do Sul por 2 a 1, virando a disputa após estar atrás no placar. Na final, o Brasil derrotou os anfitriões chineses por 2 a 1, garantindo o bicampeonato.

Além da vitória por equipes, o Brasil também teve bons resultados individuais na Copa do Mundo. Maria Clara Pacheco conquistou o bronze no último domingo (8), na categoria até 57 quilos, superando na final a chinesa Luo Zongshi, em uma revanche após a eliminação nas quartas de final da Olimpíada de Paris. Para chegar à decisão, Maria Clara venceu cinco adversárias e perdeu apenas para a chinesa Zhang Chuling, na semifinal.

Outros três atletas brasileiros participaram da competição, mas não conseguiram avançar para as medalhas. O medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, Edival Pontes, conhecido como Netinho, foi derrotado na segunda luta da categoria até 68 kg pelo sul-coreano Mun Jinho. Henrique Marques, na categoria até 80 kg, perdeu na estreia para o jordaniano Zaid Kareen, atual vice-campeão olímpico. Já Milena Titoneli foi eliminada na estreia dos 67 kg ao ser superada pela australiana Rebecca Murray.

Fonte: Agência Brasil