A Prefeitura de Quissamã, em parceria com os municípios de Carapebus e Macaé, vai realizar a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O evento será realizado no dia 12 de dezembro, no Instituto Federal Campus Quissamã, das 8h às 18h, com o tema central: “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
As inscrições podem ser feitas pelo link (clique aqui).
De acordo com o observatório europeu Copernicus, o ano de 2023 foi o mais quente da história, com o aumento da temperatura do planeta sendo percebido de norte a sul do país na forma de ondas de calor, inundações e secas. Diante desse cenário, a Conferência abordará a emergência climática e o desafio da transformação ecológica, convidando todos para um debate crucial neste momento histórico.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, destaca a importância do evento. “Este é um momento crucial para toda a sociedade civil, entidades governamentais e não governamentais se unirem na discussão de propostas em prol dos nossos municípios. A participação de todos é fundamental para enfrentarmos os desafios da emergência climática”, avaliou Luiz Carlos.
Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos, baseados em um Documento-Base: Mitigação: Redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação e Preparação para Desastres: Prevenção de riscos e redução de perdas e danos; Justiça Climática: Superação das desigualdades; Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social; e Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.
Fonte: Prefeitura de Quissamã