×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bandeira branca entre Wladimir e Bacellar pode estar mais para cessar-fogo que para conciliação

Principais lideranças políticas de Campos, eles devem exercer papel de destaque na estratégia de Cláudio Castro para ser reconduzido ao Guanabara

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
4 de agosto de 2021 - 11h39

O prefeito de Campos Wladimir Garotinho (PSD) e o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar (SD), protagonizaram, na noite desta terça-feira (3), um armistício. Membros de famílias que se antagonizam há anos na política campista, os dois aparecem em um vídeo lado a lado com o governador Cláudio Castro (PL) e falam sobre o benefício da aproximação para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Fontes ligadas ao Wladimir e Rodrigo, porém, admitem que a bandeira branca é oportuna, diante das costuras para as eleições de 2022, mas pode não durar.

Postada pelo prefeito em suas redes sociais, a gravação (veja abaixo) gera agenda positiva um dias após o Ministério Público do Estado do Rio pedir à Justiça a cassação da chapa encabeçada por Wladimir. Mas, o curto registro mostra o trio pouco à vontade, com interações por vezes constrangidas, e não foi compartilhado nem por Castro e nem por Rodrigo.

Cola que une essas peças improváveis, o governador aparece no centro e agradece aos aliados, que devem exercer papel de destaque na região em sua estratégia para ser reconduzido ao Palácio Guanabara no ano que vem, agora como cabeça de chapa e não como vice.

“Queria agradecer a presença, aqui, lado a lado, do prefeito Wladimir e do deputado Bacellar, pois é assim, juntos, que vamos conseguir mudar Campos e todo o Norte e Noroeste”, afirma Castro.

Embora tenha entremeado os atritos com um discurso de pacificação, Wladimir agradece a Castro, mas não menciona Rodrigo. “Quero agradecer, em nome de todo o povo de Campos e de toda a região Norte e Noroeste o apoio que você está nos dando”, diz o prefeito.

O secretário, por outro lado, agradece Wladimir, mas evita termos mais definitivos para descrever o arranjo, que chama de “junção”. “Tenho certeza que, com essa junção, quem ganha é a cidade de Campos e toda região”, encerra Rodrigo.

Wladimir, Rodrigo e Castro estarão reunidos em Campos nesta sexta-feira (6), durante ação do Programa Estado Presente nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Passado e futuro

O prefeito e o deputado estadual licenciado seguem os roteiros estabelecidos por seus pais, o ex-governador Anthony Garotinho (PROS) e o ex-presidente da Câmara Municipal de Campos Marcos Bacellar (SD), e vêm protagonizando embates desde as eleições, quando Wladimir representou o grupo garotista e Rodrigo comandou a campanha do candidato derrotado Bruno Calil (SD).

Com a vitória de Wladimir, as redes sociais e a Câmara se tornaram a principal arena dos dois grupos políticos, onde o prefeito passou seis meses com ampla maioria e Marquinhos Bacellar (SD), irmão de Rodrigo, fazia oposição de um homem só. Desde que a Casa reviu a reprovação das contas de 2016 da ex-prefeita Rosinha Garotinho (PROS), mãe de Wladimir, e que o prefeito tentou votar projeto que altera o Código Tributário do Município, a rivalidade voltou a se intensificar, o que resultou em um racha na bancada de situação.

Reservadamente, pessoas próximas a Rodrigo e Wladimir reconhecem que a aproximação atende a necessidades eleitorais. Mas, o gesto pode estar mais para um cessar-fogo do que para uma conciliação. Seus grupos políticos manifestam restrições mútuas e condicionam a manutenção da trégua ao comportamento do rival. Wladimir é descrito como “egocêntrico”, e Rodrigo, como “explosivo”.

Adicionalmente, como as duas principais lideranças políticas de Campos hoje, cada um têm seus próprios projetos para Campos e região, o que pode, eventualmente, voltar a colocá-los em rota de colisão.

Agenda

A ações do Programa Estado Presente nas regiões Norte e Noroeste Fluminense começam na quinta-feira (5), em Quissamã, onde o governador será recebido pela prefeita Fátima Pacheco (DEM), e vão até domingo (8).

Na sexta-feira (6), Castro cumpre agenda em Campos, para onde toda a estrutura do Governo do Estado será transferida durante a duração da visita. Confira abaixo os compromissos do governador:

Uma passagem por São João da Barra também está nos planos de Castro, que foi homenageado, nesta terça-feira, com o título de Cidadão Sanjoanense. A data, porém, ainda não foi definida.

Vídeo

Veja abaixo o vídeo postado pelo prefeito Wladimir Garotinho: