×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Carnaval fora de época em Campos já tem data: 29 e 30 de junho

Após intervalo de dois anos, folia volta ao Cepop

Cultura
Por Redação
17 de maio de 2019 - 12h10

Último desfile no Cepop ocorreu em agosto de 2016 (Foto: Silvana Rust)

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) confirmou que o Carnaval fora de época de Campos dos Goytacazes acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O evento, que este ano ganhou um novo nome (1º Festival de Samba – blocos, escolas e bois pintadinhos de samba), terá coordenação da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic). O último evento do tipo aconteceu há dois anos.

O presidente da Aboipic, Marciano da Hora, adianta que há a ideia de estender os dias de folia. Neste caso, a associação negocia com a Prefeitura de Campos a realização de um festival junino no dia 27. Ainda segundo Marciano, parte da programação já está definida. Antes do festival junino, se ele de fato acontecer, será realizada a lavagem do Cepop — uma cerimônia religiosa para abençoar o evento — e um ensaio geral com a participação das agremiações.

“Os barracões já estão a todo vapor. Várias escolas já começaram a ensaiar e outras devem divulgar seus calendários de ensaio até o fim da próxima semana. Essa movimentação toda vai gerar aproximadamente 400 empregos”, comentou o presidente da Aboipic.

Também segundo Marciano, o 1º Festival de Samba ainda terá lançamento oficial, em coletiva de imprensa a ser convocada em breve.

O último Carnaval fora de época em Campos ocorreu em agosto de 2016 com o nome de “Campos Folclore Folia”. Foram três dias de evento com a participação de 34 agremiações, divididas por blocos, escolas de samba e bois pintadinhos.

Confira a programação do evento divulgada pela Aboipic (ainda sujeita a mudanças):
Dia 27 (sexta-feira)
Lavagem do Cepop
Ensaio geral
Festival Junino (a ser confirmado)

Dia 28 (sábado)
A partir das 22h — Abertura oficial, com apresentação da Corte do Carnaval e desfile das escolas de samba do Grupo Especial (União da Esperança, Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Amigos da Farra, Madureira do Turf e Boi Sapatão)

Dia 29 (domingo)
A partir das 15h — Desfile dos bois pintadinhos de samba (Beira-Rio, Zulu, Travolta, Boi do Canto, Jaguar e Guloso)

Desfile dos blocos do grupo de acesso (Juventude da Baleeira e Teimosos do IPS)

Desfile dos blocos do grupo especial (Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora e Unidos do Capão-Bruc)

Agenda de ensaio das agremiações:
Ururau da Lapa – ensaio às sextas-feiras
Madureira do Turf – quinta-feira
Boi Jaguar – quinta-feira
Mocidade Louca – domingo
União da Esperança – sábado
Boi do Canto – sábado

De acordo com a Aboipic, as demais agremiações devem divulgar o calendário de ensaio até o fim da próxima semana.