×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cartola recebe homenagens no Trianon pelos 110 anos de seu nascimento

Um grande show de samba reúne vários cantores e instrumentistas de Campos e do Rio de Janeiro

Cultura
Por Ocinei Trindade
17 de outubro de 2018 - 16h05

Cartola completaria este mês 110 anos (Foto: Reprodução)

Se o cantor e compositor Cartola estivesse vivo, completaria no último dia 11, exatamente 110 anos de existência. A celebração pela vida e obra do gênio da Música Popular Brasileira tem local e hora marcados em Campos, nesta quinta-feira(18), no palco do Teatro Trianon. A iniciativa da homenagem é do produtor e pesquisador Marcelo Sampaio e seu Centro Cultural. Participam do show musical Os Lamparões, integrantes do Freesom do IFF e  Reizilan Cartola Neto, cantor que tem ligação direta com o músico reverenciado.

Para Marcelo Sampaio, Cartola é um dos compositores mais importantes do Brasil. Na apresentação, ele faz duas provocações ao público. “O nome do espetáculo faz referência ao nascimento do quase campista. Como isso? É preciso estar presente para saber desse dado biográfico de Cartola. Outra coisa é trazer o neto de Cartola para cantar. Mas como se Cartola não teve filhos? O público saberá esta façanha do mestre no espetáculo que reúne grandes músicos e cantores”, comenta.

Os cantores Reizilian Cartola Neto e Rose Maia participam do espetáculo (Foto: Divulgação)

O show literomusical “Os 110 anos de nascimento do quase campista compositor Cartola” acontece às 21h, no Trianon. Estarão no palco Os Lamparões Musicais do Centro Cultural Marcelo Sampaio, Leo Arcanjo (tantan), Jader Domingues (surdo) e Toninho Shita (pandeiro). Com eles, o músico Matheus Nicolau ao piano,além de 20 componentes do grupo vocal Freesom do Instituto Federal Fluminense do Campus Centro de Campos, regidos pelo violonista e diretor musical Júlio Ribeiro.

Os ingressos estão à venda pelo valor de R$20 (inteira) e R$10 (meia). O organizador avisa que todo mundo pode pagar meia-entrada se disser na bilheteria o nome da escola de samba de Cartola ou o título de uma de suas canções. “Do Rio de Janeiro teremos as participações especiais da cantora Rose Maia e do cantor Reizilan Cartola Neto. No repertório, além de músicas de Cartola, prestaremos também homenagens a outros quatro grandes sambistas brasileiros de todos os tempos”, concluiu Marcelo Sampaio.