Equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil, em conjunto com as concessionárias Enel e Arteris Fluminense, realizaram, nessa segunda-feira (23), uma operação na localidade de Serrinha para a poda e remoção de árvores que apresentavam risco à rede elétrica e à segurança viária, na altura do km 120 da BR-101. A Defesa Civil informou que a intervenção foi necessária após análise realizada com o objetivo de evitar incidentes durante eventos climáticos.
Segundo a Defesa Civil, a intervenção foi considerada necessária após uma análise técnica que apontou o estado precário de algumas árvores ao longo do trecho, com potencial de danos à rede elétrica e corte do fornecimento de energia. Além disso, as condições das árvores representavam um risco significativo para os motoristas que trafegam pela rodovia, especialmente durante eventos climáticos.
Após monitorar a região de Serrinha, a Defesa Civil alertou para a necessidade de intervenção imediata. O órgão desempenhou um papel essencial na articulação e supervisão da ação.
Já a Enel ficou responsável pela realização das podas de afastamento das linhas de rede elétrica, garantindo que os cabos de alta tensão não fossem afetados. A proximidade da vegetação com os cabos gerava risco de curto-circuito, queda de energia e até incêndios em caso de contato direto.
A Arteris Fluminense, responsável pela administração e manutenção da BR 101, auxiliou com a sinalização e a remoção de árvores que apresentavam risco de queda. Devido à operação ser realizada em um trecho duplicado da rodovia, não houve necessidade de interdição do tráfego, que fluiu em meia pista sem transtornos para os motoristas.
Os vegetais removidos terão sua localização encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente para realização de novo plantio por espécies adequadas à urbanização.