×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gambás, além de cobras jiboia e falsa-coral são resgatados pelo GAM e devolvidos à natureza

Nos três primeiros meses deste ano, mais de 200 animais silvestres foram resgatados

Campos
Por Redação
6 de maio de 2024 - 19h03
Foto: Secom/PMCG

Duas cobras, sendo uma jiboia e outra falsa-coral, e mais três gambás foram resgatados nos últimos dias em Campos pelo Grupamento Ambiental (GAM). Os animais silvestres foram encontrados em diferentes bairros na área urbana de Campos. As cobras jiboia e falsa coral foram encontradas nos parques Rodoviária e Tamandaré, respectivamente. Os três gambás foram resgatados em locais diferentes: na Avenida Arthur Bernardes, em um condomínio no Parque Rodoviário e em uma residência no Centro. Todos já foram devolvidos ao habitat natural.

O GAM resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural, contribuindo para a preservação de várias espécies. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185. Dados do GAM mostram que os gambás são os animais mais resgatados em Campos e, em segundo lugar, vem as cobras.

Das cobras resgatadas pelo GAM, a falsa-coral não costuma aparecer com frequência. Diferente da coral verdadeira, ela não é perigosa, mas o padrão de cores semelhante afasta os predadores. A cobra-coral-verdadeira é peçonhenta, enquanto a falsa-coral não é capaz de inocular veneno.

Sobre os gambás, o GAM reforça sua importância para o meio ambiente. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentarem de frutas, espalham as sementes por onde passam por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

O gerente do GAM, Ralph Leandro, reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população encontrar um animal silvestre. “Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, explica o gerente, explicando que o uso das imagens é para os agentes identificarem as características do animal e levarem o equipamento adequado para o resgate.

Resgates em três meses – Nos três primeiros meses do ano, mais de 200 animais silvestres foram resgatados pelo GAM, sendo os gambás os animais encontrados, seguidos pelas cobras. O GAM orienta a população a como proceder quando flagrar um animal silvestre em sua residência ou via pública.

Fonte: PMCG