×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Caminhada da Saúde do Grupo IMNE destaca importância da atividade física

Evento aconteceu na manhã deste sábado, na pracinha do Parque Flamboyant

Geral
Por Thiago Gomes
27 de abril de 2024 - 13h26
Martha Henriques, Dr. Maninho e Dr. Diogo Neves participaram da caminhada (Foto: Silvana Rust)

Melhoria da atividade cardiorrespiratória e da qualidade do sono, favorecimento do desempenho cognitivo, além da redução do estresse e do risco de inúmeras doenças, são alguns dos benefícios do exercício físico. E isso foi demonstrado à população de Campos, na manhã deste sábado (27), durante a I Caminhada da Saúde, organizada pelo Hospital Geral Dr. Beda, OncoBeda e Cardiobeda, unidades que integram o Grupo IMNE. O evento aconteceu na pracinha do Parque Flamboyant, a partir das 8h da manhã, com serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e de glicemia, aulas de yoga e de dança, entre outros.

De acordo com a Diretora Administrativa do IMNE, Martha Henriques, o Grupo se preocupa em promover eventos que evidenciam boas práticas que elevam a qualidade de vida das pessoas. Ela adianta que o próximo evento do tipo já está sendo organizado. “Esses eventos ajudam a população a despertar para a importância de se manter um estilo de vida saudável. Aqui, hoje, estamos aferindo a pressão arterial e a glicemia, e muitas vezes a pessoa nem sabe que sofre de pressão alta, por exemplo, e acaba descobrindo nesse tipo de atividade que precisa cuidar mais da saúde. A prevenção é sempre o melhor remédio!”, comentou.

A caminhada aconteceu na manhã deste sábado (Foto: Silvana Rust)

Diretor do Grupo IMNE, o oncologista Diogo Neves destacou que estudos comprovam que a prática de atividade física regular reduz a possibilidade de contrair câncer e várias outras doenças. “Aliado à manutenção do peso corporal e à alimentação saudável, o exercício físico pode, por exemplo, reduzir em até 20% as chances de uma paciente que teve câncer de mama voltar a sofrer com a doença. Então, é muito importante este tipo de evento. Sem falar que é uma coisa prazerosa”, pontuou.

O ortopedista Dr. Maninho aproveitou a ocasião para dar um conselho àqueles que levam uma vida sedentária: “Façam atividade física! Ela é essencial não só para a saúde corporal, mas para a mental. Do ponto de vista da ortopedia, o exercício físico também é muito importante. As dores lombares, por exemplo, na maioria das vezes, não têm uma doença subjacente que dê origem a esse desconforto. E a atividade física é indicada para esses casos, já que ela favorece o fortalecimento muscular”, explicou.

Conscientização e prevenção

Oncologista clínico Gustavo Drumond (Silvana Rust)

O oncologista clínico Gustavo Drumond, do OncoBeda, explicou que um dos objetivos da caminhada foi divulgar informações sobre saúde. “A prevenção sempre é o melhor caminho. Esse evento, com tantas ações envolvidas, é uma forma de divulgar entre a população esse assunto importante que é a prevenção. Nesse contexto, a atividade física é essencial, ela cuida da saúde física e da saúde mental. Então, a atividade física teria que ser considerada como uma terapia também, uma forma de se tratar e prevenir diversas doenças”.

Cardiologista Elias Yunes (Silvana RUst)

Já o cardiologista do CardioBeda, Elias Yunes, lembrou que, que acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a população deveria praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, tempo dividido em 30 minutos cinco vezes por semana. “Isso é o que a gente considera uma prática de atividade física média. Toda ação de prevenção e de promoção de saúde é sempre muito importante porque a gente quer sempre prevenir complicações. A gente prefere controlar os fatores de risco do que depois de ter que tratar um paciente já doente”.

Casa Horizonte

Fisioterapeuta Pedro Henrique Monteiro (Silvana Rust)

A Casa Horizonte — primeira casa de apoio e hospedagem para pacientes em tratamento de câncer da região — também participou da corrida. O fisioterapeuta Pedro Henrique Monteiro explica que o espaço – no Centro de Campos – foi idealizado pela equipe médica oncológica do Grupo IMNE para proporcionar conforto e bem-estar no processo de cura do paciente. Ele explicou a importância da iniciativa: “Os pacientes se beneficiam desse projeto porque eles, que são de fora da cidade, recebem nosso apoio e permanecem na unidade durante o tratamento”.