×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Alerta para importância da vacinação antitetânica em períodos de chuva e alagamento

O tétano é uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani

Geral
Por ASCOM
29 de março de 2024 - 11h31
Foto: Divulgação

O município de Campos passa por um período de fortes chuvas e alagamentos e, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra da importância de manter a saúde em dia, especialmente, no que diz respeito à vacinação contra doenças que podem ser transmitidas através do contato com água de chuva contaminada, como o tétano, uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.

Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.), pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental. O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, falou sobre a importância da vacinação como prevenção da doença.

“Independentemente da idade, quem entrou em contato com as águas de chuva deve ter seu esquema vacinal para tétano atualizado, com o reforço sendo administrado a cada 10 anos. No caso do tétano, não existe nenhum medicamento que deve ser ingerido de forma profilática. Além disso, as pessoas devem ter cuidados locais após o contato, como fazer a higienização da superfície com água e sabão e, se possível, passar álcool a 70% nas regiões que tiveram contato com a água contaminada”, explicou.

Para a vacinação antitetânica, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversos postos, sendo um com horário estendido:

Campos Shopping – 9h às 16h
Cidade da Criança – 8h30 às 17h
Clínica da Criança – 9h às 18h
Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h
Unidades Básicas de Saúde – 9h às 15h

Durante o feriado da Semana Santa, a SMS vai disponibilizar os seguintes postos:

Clínica da Criança – 8h às 17h
Secretaria Municipal de Saúde — 8h às 17h

Fonte: Prefeitura de Campos