×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A Campos dos nossos sonhos

.

Opinião
Por Redação
24 de março de 2024 - 8h02
Foto: Gabriel Carvalho

De forma oficial Campos dos Goytacazes completa 189 anos no dia 28 de março, embora exista um desencontro de informações e opiniões sobre datas e tempos de sua fundação. Porém, hoje é mais relevante discutir o futuro do que o passado, e desta forma, o J3News coletou opiniões de pessoas (veja aqui) que formam outras, sobre a interrogativa de qual a Campos você sonha para o futuro?

Partindo da premissa de que sonhos são pensamentos acordados, como repensar uma cidade que tem, segundo o IBGE, quase meio milhão de habitantes, com um histórico de passado rico, mas que hoje exibe sinais de distanciamentos sociais como o fato de que apenas 57,1% de domicílios possuem esgotamento sanitário adequado, relevando outras fraturas – sociais –  expostas?

Foram ouvidos Wladimir Garotinho, prefeito de Campos, Rodrigo Bacellar, presidente da ALERJ; Rosana Rodrigues, reitora da Uenf; Jefferson Manhães, ex-reitor do IFF; Fernando Loureiro, presidente da ACIC; Madeleine Dykeman, delegada titular da DEAM; Marquinhos Bacellar, presidente da Câmara de Vereadores; Clodomir Crespo empresário; Nathália Soares, assistente social; José Francisco Rodrigues, presidente da CDL; Ronaldo Bartolomeu Júnior, presidente do Sindicato Rural e Francisco Roberto Siqueira, presidente regional da Firjan.

A mesma pergunta para todos e respostas que convergem em sonhos propositivos que, caso fosse realidade, estaríamos vivendo em uma cidade melhor. No sonho de cada um, a mesma necessidade de que Campos precisa acordar para o futuro.

Pontos de vistas politicamente divergentes, mas, socialmente convergentes. Existe um verso de uma música de Raul Seixas que diz “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só… Mas, sonho que se sonha junto é realidade”.