×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos, 189 anos e ainda muitos sonhos

Lideranças da cidade apontam o que desejam para o município

Especial J3
Por Clícia Cruz
24 de março de 2024 - 8h00

Campos dos Goytacazes comemora no dia 28 de março, 189 anos de elevação de Vila de São Salvador à condição de cidade. O município também tem outras datas importantes que merecem ser lembradas, como, por exemplo, a fundação da Vila de São Salvador dos Campos ocorreu em 29 de maio de 1677. Antes disso, em 1674, foi criada, por meio de um alvará, a Freguesia de São Salvador dos Campos, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também existem registros de colonização portuguesa anteriores a essa data, com a chegada dos Sete Capitães à região, em 1627. Se fosse levada em conta a data de criação da Freguesia, Campos comemoraria, neste ano, 350 anos.

De acordo com levantamento do IBGE, no Censo 2022, o município tem 483.540 habitantes, sendo uma cidade de médio porte. Ainda segundo a última amostragem disponível no site do órgão (2021), apenas 57,1% de domicílios possuem esgotamento sanitário adequado e 34,2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Números que ainda estão muito aquém do esperado quando se observa que o município há décadas recebe uma expressiva quantidade de recursos, principalmente oriundos dos royalties do petróleo. Em fevereiro, por exemplo, a compensação financeira pela exploração do petróleo alcançou a cifra de R$ 11,6 milhões. Fato é que, após tantos anos de história, os munícipes ainda sonham com uma Campos melhor, com justiça social, desenvolvimento e segurança. Nossa reportagem conversou com várias personalidades para saber: qual a Campos você sonha para o futuro?

Wladimir Garotinho – Prefeito de Campos
“Campos está crescendo. Qualquer dado oficial comprova essa afirmação. A cidade está equilibrada, com poder de investimento e isso gera emprego e renda. Voltamos a ser referência no cenário econômico. Conseguimos reestruturar a nossa rede de saúde, de proteção social e de educação, entre outros avanços. O município virou um canteiro de obras. Fizemos mais de 100 ruas na área central e, recentemente, iniciamos em Guarus, onde mais 95 receberão asfalto novo. Também recuperamos estradas importantes no interior e estamos fazendo bairros legais, com recursos próprios, que é aquela obra completa com infraestrutura, redes de água e esgoto e calçada padronizada. Campos já é uma cidade melhor e vai ser ainda melhor para se viver.”

Rodrigo Bacelllar – Presidente da Alerj
“Mais do que sonhar, a gente trabalha para ver Campos mais forte. E muito em breve vamos ter mais uma grande obra transformadora do governo estadual, que é a Universidade da Baixada Campista. A Campos que eu sonho não é a cidade da maquiagem. É um município que capacita a população, fortalece quem gera empregos e não deixa de olhar para quem mais precisa”.

Rosana Rodrigues – Reitora da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf)
“Meu sonho para Campos dos Goytacazes é que ela seja uma cidade próspera, sustentável e inclusiva, onde todos os habitantes tenham acesso a oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Uma cidade onde o meio ambiente seja valorizado e protegido, e onde a infraestrutura seja eficiente e equitativa para todos os seus cidadãos”.

Jefferson Manhães – Ex-reitor do IFF – Pré-candidato a prefeito de Campos
“A Campos que sonho deve ser generosa e acolhedora. Um lugar onde todos, especialmente nossas crianças e jovens, sintam orgulho e desejem nela viver, estudar, trabalhar e passear. Que suas potências sejam plenamente desenvolvidas. Somos um território de muitas riquezas e possibilidades, de muitas histórias e uma diversidade cultural sem igual, porém, precisamos de uma “consertação” de todos os nossos potenciais para torná-la portadora de futuro, de um tempo bom para todos!”

Fernando Loureiro – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC)
“Nós da ACIC sonhamos com mais investimentos para atrair novas indústrias e automaticamente gerar novos empregos e receita. O Agronegócio, também precisa receber um novo olhar, para expandir e atrair investidores regionais e nacional. Só assim, o município vai poder aumentar o PIB- Produto Interno Bruto- ( que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por uma cidade, estado ou país), trazendo capital circulante que será bom para todos”.

Madeleine Dykeman – Delegada titular da Deam e pré candidata a prefeita
“Sonho que a nossa Campos seja reconhecida no cenário nacional como uma cidade próspera, inovadora, eficiente, cujo povo seja livre da miserabilidade material e eleitoreira. Infelizmente, nossa cidade nas últimas décadas perdeu suas principais vocações. Hoje Campos, infelizmente, não é referência em nenhuma área de desenvolvimento econômico e social. Uma cidade com geração de empregos, qualificação da população e aplicação correta do recurso público é uma cidade livre. Tenho sonho em poder ver e contribuir com a liberdade da nossa cidade!”

Marquinho Bacellar – Presidente da Câmara de Vereadores
“Campos é uma cidade rica, mas com uma grande parte da população pobre. São mais de 150 mil pessoas na extrema pobreza. O que projetamos para Campos é uma cidade com geração de empregos, qualificação e serviços públicos de qualidade. Temos que criar oportunidades para a nossa população. Campos tem um potencial econômico imenso”.

Clodomir Crespo – Empresário e précandidato a prefeito
“Meu sonho é fazer de minha querida Campos, uma cidade mais próspera, mais feliz, mais encantadora do Brasil. Que o nosso turismo seja pujante, nossa agricultora florescendo e produzindo, nosso petróleo jorrando, o parque industrial e comercial atingindo, abrangendo e abraçando a todo morador campista, acabando assim, com desemprego, trazendo renda, saúde e muita felicidade. Que o campista em pouco tempo, possa se orgulhar e dizer a todo canto do Brasil, tenho orgulho de ser campista, de ter nascido em Campos e assim, nunca mais se envergonhar da cidade. É o que desejo para minha querida Campos dos Goytacazes.”

Nathália Soares – Assistente social, professora e pré-candidata a prefeita
“Sonho com a Campos das oportunidades, em que os recursos sejam redistribuídos de forma justa e alcancem as classes mais populares. Isso significa geração de trabalho e renda para os munícipes, saúde de qualidade, com prioridade a atenção básica e que zere as filas das especialidades e emergências; que tenha inclusão em todas as políticas públicas, que a Educação seja valorizada e nossos referenciais culturais respeitados, com promoção a cultura e arte; que nenhuma criança trabalhe nas ruas e famílias passem fome e careçam de saneamento básico. Que favoreça por fim a participação popular nas tomadas de decisão, com instrumentos de controle social e de participação popular aprimorados, para que possamos decidir sobre o que nos atinge. Por fim, uma cidade que as pessoas possam ter suas potencialidades humanas reconhecidas e direito a sonhar.”

José Francisco Rodrigues- Presidente da CDL
“Sonhamos com uma realidade promissora. Temos todas as condições para isso. Pensar Campos como pólo regional que tem um grande mercado consumidor; sua vocação para o agronegócio, e potencialidades múltiplas, como turismo e destacando o Porto do Açu. Estamos em uma localização estratégica, e já somos referência em educação superior. O que esperamos é uma cidade próspera e com qualidade de vida. As pontas estão todas aí, basta juntá-las”.

Ronaldo Bartolomeu Júnior – Presidente do Sindicato Rural de Campos
“O município de Campos tem possibilidades diversas economicamente falando que se convergidas na mesma direção, sob a óptica das boas práticas, poderá retomar a posição de destaque no país. Temos que assumir o contexto de pólo regional, e crescermos juntos. Agora parece que Campos acordou vocações que passaram a ser secundárias, como a pecuária de corte e a agricultura, no que se convencionou chamar de agronegócios”.

Francisco Roberto de Siqueira – Presidente da Firjan Norte Fluminense
“O sonho pelo qual lutamos hoje é que Campos consiga usufruir de seu enorme potencial logístico e em energias renováveis. E para que este futuro se torne realidade, é fundamental que se invista hoje em Infraestrutura, pois só assim poderemos atrair novas indústrias e diversificar a nossa economia”.