×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Liderança feminina e inclusão de mulheres no meio digital são promovidas pelo IFF, em Campos

Projetos "Meninas Digitais" e "Lidera e Empodera" são desenvolvidos pela instituição

Tecnologia
Por Redação
26 de setembro de 2023 - 7h56
Estudantes e professoras das áreas de STEM, no IFF, em Campos

Acontece nesta terça-feira (26), em Campos dos Goytacazes, o evento Lidera e Empodera, no Instituto Federal Fluminense (IFF), para promover capacitação de gestoras públicas em planejamento estratégico. Outro projeto que tem se destacado na instituição é o “Meninas Digitais”, da Sociedade Brasileira de Computação. A professora Aline Vasconcelos é responsável pelo projeto “Goyta Techs”, que busca incentivar a participação de mulheres estudantes na carreira profissional da Tecnologia da Informação.

O encontro desta terça-feira (26), no IFF Campus Centro, o Lidera e Empodera visa capacitar gestoras públicas em planejamento estratégico. Participam gestoras da Secretaria de Educação do Estado do Rio, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Campos, da Subsecretaria da Mulher, do SIDAC Campos, gestoras da UENF e do próprio IFF para treinamento.

Entre as palestrantes estão a professora Simone Vasconcelos; e a recém-eleita reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rosana Rodrigues.

Meninas Digitais

As Meninas Digitais é um projeto da Sociedade Brasileira de Computação para a inclusão feminina em cursos da área de tecnologia, onde a participação maior é masculina.

“A SBC chancelou o nosso projeto, que é as Meninas Digitais do Norte Fluminense, as Goyta Techs. A gente atua com palestras e debates para meninas do ensino médio fundamental, para mostrar o que são os cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, explica Aline.

Para a professora e coordenadora do IFF, atrair mais mulheres para a área de T.I., prioritariamente ocupada pelos homens, é um grande desafio:

“A gente também capacita mulheres na área de tecnologia para aumentar suas possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. O projeto Meninas Digitais segue tendência mundial para maior inclusão feminina nessas áreas do conhecimento científico e profissional, com o objetivo de desenvolvimento sustentável 5 da ONU, que é a igualdade de gênero”, conclui.