×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Plantação para aprimoramento genético de mandioca é realizada em Quissamã

Objetivo é encontrar os melhores genótipos, visando o aumento da produção de acordo com as características do clima e solo da região

Agricultura
Por Redação
21 de setembro de 2023 - 9h28

Pesquisadores em plantação de mandioca no município de Q

Técnicos da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã e pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, núcleo Cruz das Almas-BA, estiveram no Horto Municipal Hermes de Souza para a realização do terceiro ciclo (de uma série de cinco) da seleção dos genótipos de mandioca. O experimento tem o objetivo de encontrar os melhores genótipos de mandioca, visando o aumento da produção, considerando as características do clima e solo da região.

A altura da planta, número de hastes e raízes, peso da parte aérea, teor de amido e resistência à doenças são alguns itens de avaliação para definição da variedade adequada a ser difundida aos produtores locais.

“O experimento visa aumentar a produção, com maior rentabilidade para os agricultores, com base nos estudos que estão sendo realizados via parceria da secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca e a Embrapa, além de reafirmar o potencial do Horto Municipal no desenvolvimento de tecnologias que possam ser transmitidas aos produtores locais, principalmente da agricultura familiar”, enfatizou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.

Outras variedades estão inseridas no acordo da Prefeitura de Quissamã com a Embrapa, para a realização de ensaios. Citrus e umbu-cajá já foram plantados no Horto Municipal, e novas espécies serão testadas.

“A Embrapa está implantando os experimentos no campo, capacitando os técnicos locais que ao final do processo irão transmitir aos produtores o conhecimento, com aumento da produtividade e renda”, explicou o pesquisador da Embrapa, Dimmi Barbosa.  

O fortalecimento da agricultura conta com uma série de ações em Quissamã, com bom desempenho no cultivo de diversos produtos. São frutas, legumes, verduras, raízes, hortaliças, grãos; entre outras variedades, produzidas no município com destinação para a merenda escolar ou venda direta ao consumidor.

Fonte: Secom