×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Dr. Beda inova com tecnologia para cirurgia do punho, em Campos

A artroscopia permite visualização das articulações do punho com uso de uma câmera minúscula; técnica é inédita na cidade

Ciência e Tecnologia
Por Ocinei Trindade
28 de novembro de 2022 - 12h25
Procedimento de artroscopia do punho no Hospital Dr. Beda, em Campos (Fotos Silvana Rust)

O Hospital Geral Dr. Beda iniciou, em novembro, um método inovador e moderno para cirurgias de punho, em Campos dos Goytacazes, conhecido como artroscopia. Este procedimento cirúrgico possibilita ao cirurgião visualizar a articulação através de uma pequena câmera introduzida no punho do paciente. Com o desenvolvimento tecnológico e de novas técnicas, a cirurgia artroscópica tem sido cada vez mais empregada em diversas patologias do punho. É muito usada em grandes centros, porém a artroscopia do punho nunca havia sido feito antes na cidade. Nesta segunda-feira (28), o médico e cirurgião-ortopedista Daniel Pinheiro de Souza realizou um novo procedimento.

“Dois pacientes foram operados no Hospital Dr.Beda com utilização da artroscopia do punho este mês. Não existe um perfil de paciente específico para que o procedimento seja indicado, a não ser alguma doença ou lesão que tenha a indicação para usá-lo; tais como tumores do punho, lesão de ligamentos do punho, fraturas e luxações”, explica o cirurgião.

Na manha desta segunda-feira (28), cinco profissionais participaram do procedimento: anestesista, cirurgião, auxiliar cirúrgico e dois instrumentadores. Em média, com a adoção da artroscopia do punho, a duração da cirurgia gira em torno de uma hora. Como se trata de um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é muito mais rápida do que a cirurgia tradicional. O paciente em questão possuía um tumor no punho, o qual foi retirado com a utilização da técnica.

Daniel Pinheiro de Souza é cirurgião-oropedista e pioneiro no emprego da artroscopia do punho na cidade

“A artroscopia do punho é um procedimento inovador por ser minimamente invasivo. Um pequeno corte é feito no punho para que possa ser introduzida uma câmera minúscula na região afetada. Por dentro do punho, é possível a visualização de toda a parte interna, sem necessidade de um corte maior, ou agressão de partes moles do paciente. Esta é uma característica importante. Ser muito menos agressiva do que uma prática convencional. Basta uma pequena incisão para, dentro do punho, verificar e resolver problemas como retirada de um tumor ou tratar de uma fratura”, explica o cirurgião.

Com a câmera introduzida no punho do paciente, as imagens são acompanhadas pelo monitor para a retirada de um tumor

Por ser uma cirurgia menos agressiva, consequentemente, a recuperação do paciente é muito melhor. O tempo da cirurgia é menor e a recuperação do paciente é mais rápida, com menos dor. O tempo de retorno ao trabalho é mais ligeiro também. Tudo isto faz com que a artroscopia seja vantajosa em relação ao método tradicional de se operar.

Nenhum outro profissional tinha feito antes esse procedimento em Campos. O pioneirismo se estende ainda ao Norte Fluminense. “Trata-se de um procedimento relativamente novo na área, pois a artroscopia é tradicionalmente feita no joelho e no ombro, regiões do corpo com articulações bem maiores. Nelas, usa-se um material maior para operar. No caso do punho, a câmera é minúscula. Acompanha o desenvolvimento da tecnologia, pois a tendência é reduzir cada vez mais o tamanho das câmeras nos procedimentos cirúrgicos. O equipamento utilizado dentro do punho do paciente é sofisticado, garantindo excelente qualidade de imagens e nitidez”, avalia Daniel Pinheiro.

Um corte com menos de um centímetro é feito para a introdução da câmera durante o procedimento

Depois de formado em Medicina, Daniel Pinheiro de Souza fez três anos de residência médica em Ortopedia. Ele estudou mais dois anos para poder fazer cirurgia da mão. Em seguida, na cidade de São Paulo, aprendeu a técnica da artroscopia do punho. “Para fazer esse tipo de cirurgia, é preciso especialidade em cirurgia de mão. São muitos anos de estudos, além de cursos de atualização em tecnologias para dominar a técnica da artroscopia. Ainda há pouca gente habilitada na região. Daí, ser o primeiro médico da cidade a executar a técnica”, cita.  

Utilização da artroscopia do punho é pioneira em Campos

A cirurgia artroscópica do punho é uma prática que vem crescendo muito com o desenvolvimento de novas tecnologias. “São novas câmeras e materiais menores e melhores. Com isto, cada vez mais procedimentos têm sido indicados. A cicatriz é muito menor, pois faço um corte com menos de um centímetro. A recuperação é bem melhor, e isto só contribui para dar mais qualidade de vida ao paciente”, conclui o cirurgião ortopedista.