×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Postagem em rede social resulta em mais um passo para restauração do Solar dos Airizes, em Campos

Vereador Raphael Thuin apresentou na Câmara requerimento cobrando ao Executivo Municipal a restauração do prédio, tombado em 1940 pelo Iphan

Patrimônio
Por Redação
7 de junho de 2022 - 17h32
(Foto: Arquivo/João Pimentel)

Vinte e quatro horas depois de ter postado um vídeo em suas redes sociais privadas, o empresário e arquiteto Edvar de Freitas Chagas Júnior, que preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), anunciou ter dado mais um passo importante para a restauração do Solar dos Airizes, na BR-356 em Campos.

Após a postagem, que teve mais de três mil acessos, o vereador Raphael Thuin apresentou na Câmara requerimento cobrando ao Executivo Municipal a restauração do prédio, que foi tombado em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

(Foto: Reprodução/Acervo pessoal)

Ao mesmo tempo, Edvar Júnior recebeu uma postagem da família Lamego, proprietária do Solar, afirmando que apoia a restauração. O Solar dos Airizes foi — reza a lenda — onde nasceu e criou-se a “Escrava Isaura”, do romance do escritor Bernardo Guimarães, que virou novela da TV Globo, e até hoje detém o recorde de exibições no mundo, na versão em que a escrava era interpretada pela atriz Lucélia Santos.

Também essa semana, após conseguir doações de tintas para o Museu Histórico de Campos, Edvar Júnior fez questão de iniciar a pintura ao lado da gestora Grazi Escocard.