×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura dispersa oito blocos durante o fim de semana

Secretaria de Ordem Pública monitora redes sociais para verificar onde os eventos de rua estão. No domingo, um bloco clandestino impediu a circulação

Estado do RJ
Por Redação
28 de fevereiro de 2022 - 13h26
(Foto: Agência O Dia)

Oito blocos foram dispersados por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública durante o último fim de semana – três no sábado (26) e cinco no domingo (27). Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, a proibição dos desfiles pela Guarda Municipal se dá, principalmente, para o “bom funcionamento da cidade”. Em decisão anunciada no dia 4 de janeiro, época do pico da variante Ômicron, o prefeito Eduardo Paes vetou a folia nas ruas da cidade pelo segundo ano consecutivo.

Na manhã de domingo (27), a Zona Portuária do Rio foi ponto de encontro para grupos de pessoas que se aglomeraram, formando pequenos cortejos não permitidos. Alguns do locais de concentração foram o Boulevard Olímpico, o Morro da Conceição e o Armazém da Utopia. Já durante a noite, uma multidão ocupou a escadaria do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A circulação da Linha 1 do VLT chegou a operar com restrições devido à quantidade de pessoas na Avenida Rio Branco.

Durante todo o fim de semana, houve movimentação de foliões na região da Lapa, Glória e Catete, e também em pontos tradicionais do Centro, como o Largo São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Rua do Ouvidor e Praça XV.

“Esses blocos são, em essência, de improviso. O Carnaval está no DNA do carioca e a Seop está buscando o diálogo e conscientização para que elas não causem transtornos para o bom funcionamento da cidade, como o fechamento de vias. Fazemos monitoramento através das redes sociais e do patrulhamento de rua, e usamos o diálogo para conscientizar as pessoas e elas se dispersem”, afirmou Carnevale ao ‘Bom Dia, Rio’, da TV Globo.

O secretário avalia que a maioria dos cariocas tem respeitado a restrição imposta pela prefeitura em janeiro, quando o aumento da variante Ômicron fez o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciar o cancelamento dos blocos de rua em 2022. Os desfiles das escola de samba passaram para o feriado de Tiradentes, em abril. Apesar disso, o Carnaval é aproveitado como ‘feriadão’ para muitas pessoas. Segundo a Seop, 1.260 agentes têm realizado diariamente fiscalização.