×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aglomerações na Avenida Pelinca prosseguem, apesar da pandemia

Reportagem flagrou várias pessoas descumprindo as regras de segurança e proteção como o uso de máscaras e o distanciamento físico

Geral
Por Redação
6 de março de 2021 - 13h26
Bares lotados na Avenida Pelinca: aglomerações falta do uso de máscaras (Fotos: JTV)

Fim de semana sempre foi sinônimo de balada e saídas noturnas para as pessoas que buscam lazer e descontração. Porém, com a pandemia de Covid-19, desde o início autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde recomendam o distanciamento social para evitar novas contaminações pelo Novo Coronavírus. Apesar da grave situação de saúde mundial, há quem não esteja preocupado. Um mau exemplo foi flagrado pela reportagem do Terceira Via que percorreu a Avenida Pelinca, área que concentra bares e restaurantes. O que se viu foi relaxamento total das regras de proteção contra a doença: pessoas sem máscaras e muito próximas umas das outras.

O município de Campos dos Goytacazes está sob bandeira amarela que significa estado de atenção e vigilância contra a Covid-19. De acordo com o último boletim sobre os números da doença, há quase 22 mil casos oficiais confirmados. O número de mortos chegou a 744. Entretanto, os dados estatísticos parecem não causar tanto efeito no combate à circulação de pessoas em atividades consideradas não essenciais, como por exemplo bares e boates. O caso da Avenida Pelinca é apenas um entre tantos lugares do município com aglomerações de pessoas à noite, sobretudo nos fins de semana.

O Terceira Via tem acompanhado uma série de registros de pessoas se reunindo em eventos em áreas públicas, como na praia do Farol de São Thomé, Lagoa de Cima, bares em Goytacazes e em outros locais do município. Nas imagens registradas na noite de sexta-feira (5) a cena que se repete na Avenida Pelinca só aumenta os riscos de propagação da Covid-19. Joana Machado mora perto de alguns bares na região.

“Da janela do apartamento a gente vê pessoas sem a menor preocupação com a doença. São jovens em sua maioria. Com a falta de cuidados, a gente sabe que o número de casos tem crescido. Eles ajudam a espalhar o vírus sem o uso de máscaras e sem o distanciamento social”, comenta.

A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é “que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%”, afirma por meio de nota oficial