As regiões Norte e Noroeste Fluminense tiveram uma redução de 33% no número de casos confirmados da Covid-19 na última semana, entre 16 de agosto e o sábado (22). Ainda assim, a quantidade de mortes voltou a subir 7,7% no período, passando de 52, nos sete dias anteriores, para 56.
O levantamento é do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense e leva em consideração os números divulgados pelas prefeituras dessas regiões.
Apesar da alta no número de mortes pela Covid-19, o Painel mostra que esse não é o pior cenário de óbitos causados pela doença.
O índice de óbitos atingiu o pico de 69 entre 26 de julho e 1º de agosto, e caiu para 44 nos sete dias seguintes, entre 2 e 8 de agosto. Nas duas últimas semanas, no entanto, a alta acumulada é de 27,3%.
Entre as três maiores cidades das regiões Norte e Noroeste, Campos registrou 28 mortes pelo novo coronavírus, quatro a mais do que nos sete dias anteriores, e teve a segunda semana seguida de alta.
Esse também é o segundo maior número de vidas perdidas para a pandemia no município em uma semana desde o início da pandemia, ficando atrás apenas para os 38 contabilizados entre 26 de julho e 1º de agosto.