O ex-deputado estadual Gil Viana, que morreu de Covid-19 em maio, virou nome de comenda de honra ao mérito no Legislativo de Campos. A homenagem foi aprovada nesta terça-feira (18), durante sessão on-line da Câmara de Vereadores. O político morreu de Covid-19 em 19 de maio, aos 54 anos.
A “Ordem ao Mérito Gil Manhães Vianna Junior” passa a ser oferecida às entidades de defesa, inclusão e acolhimento das pessoas portadoras de Síndrome de Down e demais necessidades especiais. Segundo o projeto, as entidades a serem honradas com a medalha podem ser governamentais, não governamentais ou privadas, podendo, ainda, a honraria ser dada a pessoas físicas, desde que defendem os interesses da causa.
Serão concedidas oito ordens ao mérito por ano. No entanto, pelo menos uma ser concedida na semana que se comemora o “Dia Internacional da Síndrome de Down” (21/03). A “Ordem do Mérito Gil Manhães Vianna Junior” será expressa em um diploma que será confeccionado pela Câmara e entregue em sessão solene.
O projeto, aprovado por unanimidade, é de autoria do vereador José Carlos.
Durante a justificativa de seu voto, a vereadora Joilza Rangel aproveitou para alerta à população para a necessidade dos cuidados de prevenção ao novo coronavírus. “Os números estão aumentando em Campos e as pessoas precisam se cuidar, evitar aglomeração, usar máscara e outros tipos de precaução”, defendeu a vereadora.