Os estudantes da rede municipal contarão com uma programação de TV voltada só para eles. A partir do próximo dia 17 de agosto, entra no ar a “TV Viva Educação”, com programas pedagógicos transmitidos através da TV Câmara Campos, no canal aberto digital 19.3 e canal 152 da VerTV. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com a Câmara Municipal. O convênio foi assinado nessa quarta-feira (5) pelo prefeito Rafael Diniz; a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Eccard, e o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Machado. No entanto, a medida veio quase cinco meses após o início da pandemia, conforme mostrou reportagem especial do Jornal Terceira Via. Alguns estudantes ficaram esse tempo todo sem qualquer atividade pedagógica. O Ministério Público chegou a marcar reunião com a Prefeitura para discutir o problema
“Desde o início da suspensão das aulas, em decorrência da pandemia, estudamos formas de disponibilizar conteúdo para os nossos alunos sem utilizarmos a internet, em virtude da realidade da nossa rede. Vimos que a TV seria um meio democrático e atraente e conversamos com o Fred Machado sobre a possibilidade de utilizarmos a TV Câmara e ele, prontamente, aceitou. Estamos empolgados com essa parceria, que certamente será proveitosa para os estudantes”, disse o prefeito Rafael Diniz.
A programação terá início às 9h, com conteúdo voltado para Educação Infantil, seguido do primeiro segmento de Ensino Fundamental, dividido entre anos iniciais e finais. Na parte da tarde, a partir das 14h, inicia a programação para o Fundamental II, segmentada por 6º e 7º anos/ 8º e 9º anos. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de poderem acompanhar a programação do ano correspondente, ainda terão um conteúdo voltado para eles no período da noite.
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Machado, acredita a iniciativa minimizará os efeitos da suspensão das aulas. “Esperamos estar como Câmara, podendo ajudar através da TV aberta, a população que não possui acesso a internet, buscando assim, um modo auxiliar de participação dos alunos da rede e atenuando um pouco a ausência de aulas presenciais”, pontua.
De acordo com o subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, nesse primeiro mês, a programação da TV vai ser oriunda de uma adesão ao programa Vamos Aprender, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A expectativa é que já a partir do próximo mês, a SMECE possa começar a inserir conteúdo próprio que já vem sendo gravado pelos professores da rede municipal.
“A ideia é escapar das teleaulas tradicionais e oferecer para nossos alunos de todos os segmentos, o acesso a grandes temas, em grande parte abordados por perspectiva interdisciplinar. Esperamos que a TV possa ser mais um subsídio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais por parte de nossos professores”, frisa Damasceno.
A secretária de Educação, Luciana Eccard destaca que, além da TV Educação, a Smece elaborou e distribuiu às escolas cadernos pedagógicos para os alunos.
“As unidades que optaram por não adotar o material, desenvolveram e distribuíram o próprio caderno. A autonomia foi possível através de normativas do Conselho Municipal de Educação e de orientações do Ministério da Educação, que liberou duas parcelas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para que as unidades utilizassem a verba com alternativas pedagógicas durante a pandemia”, disse.
MP marcou reunião para discutir o assunto
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, marcou reunião para o próximo dia 14, por videoconferência, com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos, para que seja apresentada uma solução para a falta de prestação de serviços educacionais na rede municipal durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).