O Departamento de Vigilância em Saúde de Campos informou, nesta segunda-feira, 27, que foram registrados 18 óbitos sendo 13 homens e cinco mulheres com idade entre 46 e 99 anos. Outros dois óbitos foram descartados.Mais 80 novos casos também foram confirmados. A prefeitura esclareceu os dados do boletim de hoje, que chamou atenção pela alta dos números, em sua página oficial e ainda informou que o boletim não trará mais o número de casos investigados.
Veja esclarecimento na íntegra:
Mesmo com a notificação de óbitos pelas unidades hospitalares, para confirmação ou descarte do caso, a Vigilância Epidemiológica faz a identificação dos óbitos através dos cartórios. Na Vigilância, o caso é protocolado, passa por revisão de dados, codificação de diagnóstico, inserção no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Após, o caso é encaminhado à equipe de investigação que, por sua vez, faz a busca ativa das notificações dos casos de covid-19, assim como dos laudos de investigação laboratorial.
A partir deste processo minucioso, é importante esclarecer que a divulgação de número de óbitos não se refere a óbitos ocorridos apenas nas últimas 24 horas. Além disso, diante da grande demanda da equipe de Vigilância, pode ocorrer uma defasagem de tempo entre a divulgação do número e a confirmação efetiva do caso. Em função disso, sempre primando pela transparência, foi realizada uma concentração de esforços para atualizar o número efetivo de óbitos das últimas semanas.
O Departamento esclarece, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Em consequência desses esforços, o Boletim não trará mais casos de óbitos investigados.
O número de casos confirmados de covid-19 também apresenta diferença nos boletins dos últimos dias devido instabilidade do banco de dados E-SUS.
Esta não é a primeira vez que o sistema nacional apresenta instabilidade ocasionando variação no número de casos, no final do mês de maio houve um aumento de confirmações de casos depois de uma atualização para melhoria do sistema utilizado pelo Estado para a notificação.
O Departamento de Vigilância em Saúde destaca que o município encontra-se em estado de atenção máxima e permanece no Nível 3 (fase amarela) por mais uma semana, de acordo com o “Campos Daqui Para Frente” – Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A decisão está no Decreto 167/2020, assinado pelo prefeito Rafael Diniz e publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Município do dia 23. A medida vale de 0h do dia 27 de julho a 23h59m do dia 2 de agosto.