Uma equipe de estudantes de uma escola privada Rio das Ostras representará o Brasil na etapa internacional do FLL Jr (First Lego League Jr.), considerado um dos maiores torneios de robótica do mundo para crianças de 6 a 10 anos de idade. O evento começa nesta sexta (29), na Califórnia (EUA). O tema desta temporada é Mission Moon, em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua.
Segundo o Operador Nacional da FLL Jr, Jonatan Alan, as equipes serão desafiadas a montar uma base lunar toda em Lego e a desenvolver pesquisas de como sobreviver na lua. Os quesitos avaliados serão: trabalho em equipe, programação, montagem, criatividade e apresentação.
De acordo com a diretora pedagógica, Rosekel Meireles, os quatro alunos tiveram uma preparação árdua nos últimos meses, tanto na elaboração dos projetos quanto nos estudos de língua inglesa. “Nossa equipe já frequentava as aulas de inglês, mas intensificou a preparação a partir de fevereiro. Esse torneio será muito importante pra nossa escola, já que foi a primeira vez que o FLL Jr ocorreu no Brasil e nós ficamos em primeiro lugar. Agora, estaremos representando o Brasil na etapa mundial”, ressalta.
O FLL Jr. é uma nova modalidade do FLL (First Lego League), já consolidado em diversos países, e tem como proposta adiantar ainda mais a imersão dos alunos no mundo da robótica, uma vez que, quanto antes estimuladas, mais preparadas para os futuros desafios estarão. A trajetória até a etapa internacional da FLL Jr começou com a participação das equipes na fase local (dentro da escola), regional e nacional, que rendeu o acesso para a última, fora do país. Os alunos Caetano Palhares (8 anos), Pedro Machado (9 anos), Bernardo Zigoni (10 anos) e Mariana Christo (10 anos) já estão nos EUA, com previsão de retorno após o dia (31), data marcada para o encerramento da competição. Além da escola particular de Rio das Ostras, outra equipe brasileira, de Belo Horizonte, foi classificada.