×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto social voluntário comemora 14 anos com palestras educativas

Escolas, igrejas e associações recebem informações sobre o ECA e a necessidade de denunciar maus tratos a crianças e adolescentes

Campos
Por Redação
23 de agosto de 2018 - 16h16

Alunos do Cemstiac participam de palestra (Foto: Divulgação)

Um projeto social criado por voluntários há 14 anos busca oferecer informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de incentivar o combate à violência. O projeto “A Criança Pede” é formado por profissionais como médico, psicólogo, pedagogo, sociólogo, advogado e até um delegado de polícia. “Estamos focando a violência doméstica para além dos muros em forma de campanha para combater essa prática”, destaca Ivan Souza, um dos coordenadores. Palestras em várias instituições estão previstas até o fim do ano.

Recentemente, os voluntários participaram de apresentações no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar em Campos (Cemstiac). Eles costumam esclarecer sobre temas como prostituição infantil, mendicância e todo o tipo de violência  sofrida por menores de idade. “Famílias precisam entender o que o ECA recomenda, além das penalidades previstas em leis para quem comete crimes para essas pessoas. Todavia, os estudantes também precisam entender sobre direitos e deveres”, explica Ivan Souza.

Em 14 anos de atividades, centenas de ações sociais do tipo foram realizadas pelos voluntários. Uma das preocupações é a omissão e a falta de denúncias aos órgãos públicos sobre os problemas enfrentados por famílias que, por exemplo, espancam menores ou os utilizam para mendigar nas ruas. “Prevenir ainda é melhor solução. No entanto, é preciso se valer das leis e da informação para proteger vulneráveis. Os maus tratos são apenas uma das dificuldades enfrentadas”, diz Ivan Souza que é guarda municipal e costuma desenvolver ações em parceria coma Secretaria de Educação.

Na sexta-feira (24), o Colégio Estadual João Pessoa receberá o projeto social para uma apresentação às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99710-7168.