×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Associação carnavalesca de Campos pretende captar mais de um milhão de reais via Lei Rouanet

No entanto, data do carnaval fora de época na cidade ainda não está definida pelos organizadores

Campos
Por Redação
28 de março de 2018 - 18h36

O Cepop poderá sediar carnaval fora de época (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez na história recente de Campos, um Carnaval poderá ser realizado sem verbas da Prefeitura como patrocinadora oficial. A Associação de Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic) conseguiu autorização do Ministério da Cultura (Minc) para projeto de desfile via política de incentivo fiscal federal, conhecida como Lei Rouanet. O valor do projeto é de R$1.163.976,00. O próximo passo é captar esse recurso com empresas interessadas em investir. Não há data definida para a realização do evento este ano, mas a Prefeitura de Campos pretende oferecer apoio logístico.

De acordo com o presidente da Aboipic e coordenador geral do departamento de Carnaval, Marciano da Hora, o projeto aprovado pelo Minc foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 21, autorizando a associação a captar recursos para a realização do carnaval. O evento só poderá acontecer até dezembro deste ano. Reuniões entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Comissão do  Carnaval têm ocorrido há meses para tratar da realização do evento. A Prefeitura alega que não tem verbas para bancar sozinha o carnaval em datas oficiais ou extra-oficiais.

De acordo com a presidente da FCJOL, Cristina Lima, é louvável a iniciativa dos integrantes das organizações carnavalescas campistas que, pela primeira vez, buscam recursos próprios para a realização do Carnaval na cidade: “O orçamento da Cultura de Campos para 2018 é de R$3  milhões. Gastar a metade do valor disponível só com o Carnaval inviabilizaria outros projetos que também precisam acontecer e são importantes. Sou favorável a um Carnaval bem feito. O ideal seria uma data próxima da festividade oficial, mas respeito os que querem e podem realizá-la fora de época”, disse. Cristina Lima adiantou que a Prefeitura neste período só ode oferecer apoio logístico aos carnavalescos e agremiações para a realização do Carnaval.

Para Marciano da Hora, ainda é cedo para definir uma data para a realização do Carnaval-2018 fora de época. Nesta quarta-feira (28), ele se reúne com o secretário de Governo, Alexandre Bastos, para apresentação do projeto aprovado pelo Minc. “A Prefeitura possui um departamento de captação de recursos, e nós queremos contar também com esse tipo de apoio do governo para nos auxiliar”, disse.

O projeto aprovado para captação de recursos do Ministério da Cultura é referente ao Festival Folclórico de Bois Pintadinhos de Samba – Segmento Desfile de Carnaval. “É o único evento que atende a blocos e escolas de samba, além de bois pintadinhos. Como agora existe a etapa de captação de recursos, não tenho como precisar uma data para a realização do evento. Eu acredito que em até dois meses conseguiremos levantar essa verba com empresas da região. A partir daí, ficará mais fácil divulgar um calendário”, conclui Marciano da Hora.