×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Encontro Nacional de Cavalos Mangalarga em Campos reúne dezenas de criadores do país

Mais de 200 cavalos de diversos estados participam de competições no Parque de Exposições da Fundação Rural

Economia
Por Redação
7 de março de 2018 - 17h20
Competições e leilões de cavalos acontecem na FRC, e com entrada franca (Foto: Ocinei Trindade

Competições e leilões de cavalos acontecem na FRC (Foto: Ocinei Trindade)

Começou nesta quarta-feira (7), em Campos, a 21º Encontro Nacional de Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro (ENMMERJ). O evento acontece na Fundação Rural de Campos até o dia 10, e reúne mais de 200 cavalos de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, entre outros. A mostra se destaca entre as cinco maiores do setor brasileiro de equicultura. Durante os próximos dias, o público poderá acompanhar as competições e leilões de cavalos que acontecem durante todo o dia. A entrada é franca.

O evento é organizado  pelo Núcleo de Criadores de Mangalarga Marchador de Campos. Espera-se que a economia local movimente cerca de R$2 milhões em negócios, aquecendo as áreas de hotelaria, gastronomia, comércio e serviços. O Estado do Rio de Janeiro é um dos mais atuantes na criação de cavalos, embora  Minas Gerais seja o berço do Mangalarga Marchador com o maior número de criadores e de animais.A raça Mangalarga Marchador reúne  a maior população de cavalos das Américas. Atualmente, são mais de um milhão de exemplares cadastrados.

 O ENMMERJ é uma importante etapa classificatória para o Campeonato Nacional que é realizado em julho, em Belo Horizonte.  Em Campos, o setor de equicultura reúne mais de 50 criadores que geram mais de 200 empregos diretos, e outras centenas de empregos indiretos. O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Campos é vinculado à Associação Brasileira. O Estado do Rio de Janeiro reúne cerca de 800 criadores, e é considerado o maior do país em número de investidores.

Programação:

7 de março (quarta-feira) – Chegada dos Animais no Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos.

8 de março (quinta-feira) – 9h às 12h e 14h às 18h  – Julgamento de morfologia /  julgamento de marcha de potros e cavalos.

9 de março (sexta-feira) – 9h às 12h / 14h às 18h – Julgamento de Elite / Leilão de Elite

10 de março (sábado) – 9h às 21h – Julgamento das melhores seletivas por categorias, leilões de cavalos e de coberturas, julgamento final de marchas, premiações e confraternização.