Uma falsa promoção que oferece cupons de R$ 50 em nome da Burger King é o mais novo golpe disseminado via WhatsApp. No fim do ano passado, quatro armadilhas viralizaram nas redes: a e Latam, de kits de Natal do Boticário e de recarga sem custo para o celular.
Conhecido como “phishing”, nesse tipo de golpe os criminosos enviam supostas promoções e adicionam um link parecido com o das lojas oficiais, redirecionando para sites falsos. Ao clicar nesses links, o consumidor pode ter seu computador infectado com um vírus ou um que pode criptografar os dados do desktop e permitir ao criminoso “sequestrar” seu dados e até pedir resgaste.
Em nota, o Burger King esclareceu que faz promoções apenas por meio de seus canais oficiais do aplicativo da rede, da página oficial da marca no Facebook e por cupons físicos
Caso o cidadão tenha sido vítima de algum crime praticado por meio da internet ou por meio do celular, ele deve dar um print na mensagem, seja SMS ou e-mail, bem como da janela completa com o endereço do link malicioso. O registro de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia ou por meio da Delegacia on-line.
Fonte: GazetaOnline