×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Casamento em Búzios: o sim sob a bênção do mar

A cidade paradisíaca é considerada a capital do casamento do Rio de Janeiro

Geral
Por Redação
3 de novembro de 2017 - 14h47

viviane-p-06O som do mar, o pôr do sol e a natureza contribuindo para que o dia mais especial de um casal seja inesquecível. Assim são os casamentos planejados em Búzios, município da Região dos Lagos. Um lugar paradisíaco que atualmente, além de ser conhecido em todo o mundo e frequentado por celebridades, também é considerado a capital do casamento do Rio de Janeiro.

A tendência começou há cerca de 10 anos, com a realização de casamentos de pessoas da alta sociedade, mas hoje este sonho pode ser realizado por qualquer pessoa. A paisagem das praias e os hotéis e clubes sofisticados da cidade são os ambientes mais procurados para as cerimônias. A distância pode parecer um empecilho, mas não é. O destino já está consolidado e com isso uma rede de empresas foi montada para oferecer os diversos serviços que possibilitem um casamento dos sonhos.

O primeiro casamento que gerou repercussão na mídia foi em 2007, no Hotel Atlântico Búzios, do apresentador do Sport TV Luiz Carlos Jr, que gerou frisson entre os famosos e projetou a cidade como um destino procurado para casamentos.

Além das praias, a cidade tem pontos históricos, hotéis sofisticados, e até uma bela igreja do século XVII, que com a ajuda das assessorias pode marcar o casamento no local. Esse fenômeno está trazendo dividendos positivos para a cidade, como explica o presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Thomas Webber: “Esse é um mercado cada vez mais importante para Búzios. São cerca de 400 casamentos por ano na cidade e movimenta grupos de 20 a mais de 1000 pessoas, por festa, levando em conta que cada pessoa fica em média dois dias e gasta cerca de R$ 200 dia, teríamos cerca de 43.000 pessoas por ano neste segmento e faturamento de mais de R$ 17.000.000”.

A cidade também oferece a opção de ter todo o serviço fornecido por lá mesmo, como igreja, salão, salão de beleza e até mesmo spa. Segundo o responsável do Buffet santo Ofício, Manuel, a festa pode ficar mais em conta. “O casamento pode ficar mais em conta em Búzios que na cidade de origem dos noivos. Porque o fato de ter de haver um deslocamento faz com que a lista de convidados fique mais genuína, os convidados que vem, são mesmo muito próximos e queridos do casal.”, disse.

viviane-p-05Para a professora Viviane Palhares, sua união com o marido Diego de Paula Garcia, tinha um motivo especial para acontecer em Búzios. “Sempre frequentei a praia, desde criança com minha família, além disso, conheci meu marido em uma boate da cidade, então não pensei duas vezes”, disse Viviane que se casou no dia 19 de novembro do ano passado.

Ainda de acordo com a professora, que mora em Macaé, a maior dificuldade para que o casamento se realizasse como sempre sonhou, foi o tempo. “Muitos acham que a distância pode ser um empecilho para casar na praia, mas não foi o meu caso, já que familiares e amigos sempre frequentaram a praia. Meu maior medo foi no dia anterior ao casamento, onde fiz um pré wedding. Neste dia choveu e ventou muito e como queria chegar a minha cerimônia de barco, não havia conseguido a liberação da capitania dos Portos. No dia do casamento, abriu um sol lindo, mas ainda antes de entrar com meu pai tinha uma nuvem muito carregada, incrivelmente quando entrei para a cerimônia a nuvem sumiu e tudo ficou maravilhoso, como sempre sonhei.”, contou Viviane que realizou a cerimônia e a festa em um iate clube.

Búzios ganhou projeção mundial graças à atriz francesa Brigitte Bardot, que descobriu o balneário nos anos 60. No papel a atriz casou-se quatro vezes, mas foi protagonista de uma vida conturbada e polêmica. Era chamada pela mídia sensacionalista de “devoradora de homens” devido à rapidez com que terminava seus relacionamentos e pela quantidade deles. Ela nunca poderia imaginar que um dia a praia do terceiro mundo que ela conheceu e se refugiou viraria um altar na beira do mar. Hoje, com 83 anos e refugiada em algum lugar na França a atriz se afastou dos amores e dedica sua vida aos animais sendo uma ativista da natureza. E a natureza de Búzios pode explicar tudo isso. Talvez por esse motivo muitos casais escolheram a praia para trocar promessas e alianças. Em Campos muitos casais aderiram à moda que avança coração e mar adentro.