×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comando da PM questiona estudo que coloca Campos como cidade violenta

Ranking das cidades que mais matam foi elaborado por ONG mexicana; Campos figura na 19ª posição

Geral
Por Redação
12 de abril de 2017 - 19h10
(Foto: Carlos Grevi)

(Foto: Carlos Grevi)

O Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) divulgou uma nota à Imprensa em resposta à publicação de uma reportagem sobre o ranking de violência no mundo que coloca Campos como a 19ª cidade mais violenta. Os dados foram divulgados por uma ONG mexicana, na semana passada, e levou em consideração a maioria das cidades do mundo com população igual ou maior que 300 mil habitantes. Caracas, capital da Venezuela liderou a lista.

 

A direção do quartel em Campos questionou a ONG por ter utilizado estimativas para concluir as estatísticas de criminalidade nas cidades onde não havia números finalizados, como foi o caso dos municípios do estado do Rio. O comando também reclama que muitas cidades brasileiras com população superior a 300 mil habitantes com elevado índice de homicídios não foram citadas no estudo. “Dessa forma, haja vista os citados parâmetros da análise, pergunta-se: será que o estudo levou em consideração de fato todas as cidades dentro dessa amostra no mundo, como se propôs? Ou, dado a ausência de várias cidades, a escolha foi aleatória?”, questiona.

 

purchase nolvadex Leia mais: Campos é a 19ª cidade mais violenta do mundo Antabuse online

 

Vítima do homicídio na Estrada de Santa Rosa (Foto: Divulgação PM)

Vítima do homicídio na Estrada de Santa Rosa (Foto: Divulgação PM)

Sobre os dados de Campos, a Polícia Militar informou que as fontes são verídicas.  “Entretanto, a fonte das taxas de outras cidades não permite uma comparação equitativa com o nosso município, o que muito prejudica uma análise precisa do fato proposto pela pesquisa”.

 

Na nota, o comandante reconheceu que os índices apresentados ainda são altos para a cidade e citou o aumento populacional, a crise econômica do país, a crise no setor de petróleo e a chegada do Porto do Açu para a região como fatores de risco para o aumento da violência.

 

Para o comando, há a necessidade de ações voltadas para a população jovem, maior vítima e autora de homicídios em nosso país. Ele ainda destacou que as instituições de segurança têm trabalhado com afinco e com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade.

 

“Devido ao aporte infraestrutural que proporciona a grandes investimentos na região, como o Porto do Açu, o município de Campos dos Goytacazes recebe uma atenção especial do Governo do Estado, no que tange à segurança pública”, ressaltou.