A morte do jovem Neilor Colbert no último final de semana em um acidente envolvendo um veículo de tração animal na rodovia SB-02, que liga o bairro de Fátima à localidade Degredo, em São João da Barra, repercutiu na sessão da Câmara de Vereadores do município que aconteceu na manhã desta terça-feira (11). O presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira (PP), anunciou que está elaborando uma lei a fim de regulamentar o uso e o tráfego de carroças para evitar novos acidentes. Nas redes sociais da Câmara, sanjoanenses se dividiram: uns elogiaram a medida; outros criticaram. Amigos e familiares de Neilor também se manifestaram no perfil do Facebook do jovem.
Na sessão da Câmara de Vereadores de SJB, Aluízio requereu à Secretaria de Obras do município a “revisão na rede de iluminação pública do cemitério São João Batista” e à Enel Distribuidora Rio a “instalação da extensão de rede elétrica de baixa tensão na rodovia municipal SB-02”, onde ocorreu o acidente. O vereador também anunciou a elaboração da lei para regulamentar o tráfego de carroças e outros veículos de tração animal. Segundo ele, a matéria já deve entrar em pauta na sessão da próxima semana. O presidente do Legislativo ainda pediu uma moção de pesar pelo falecimento do jovem sanjoanense.
Esses anúncios foram publicados na página oficial da Câmara Municipal de Vereadores de SJB no Facebook e gerou debate entre os moradores da cidade. Alguns questionaram qual será a contrapartida com relação aos carroceiros, outros criticaram o fato de a medida ser tomada somente após o acidente (veja fotos abaixo). Já no perfil de Neilor, muitos amigos e familiares também se pronunciaram sobre a morte do jovem.
Entenda
O acidente, que envolveu dois carros de passeio e uma carroça, aconteceu na noite de sexta-feira (7), na estrada SB-02, que liga o bairro de Fátima a localidade de Degredo, distrito de São João da Barra. Neilor Moreira Colbert Penha, de 25 anos foi a única vítima fatal.
O carro Astra, de cor prata, com placa LOT 2699, no qual estava Neilor e mais três pessoas, seguia para Campos pela SB 02 quando foi desviar de uma carroça e colidiu com um Doblô, também de cor prata e placa KUZ 4577, que vinha no sentido contrário também com mais quatro pessoas. Na carroça, ninguém ficou ferido.
A vítima estava cursando Administração na Universidade Estácio de Sá e deixou um filho.