Os ex-vereadores Ozeias (PSDB) e Miguelito (PSL) voltarão ao banco dos réus nesta segunda-feira (27). Eles foram reeleitos no pleito de outubro do ano passado, mas tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por suspeita de se beneficiarem do esquema que, segundo a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Eleitoral (MPE), trocava inscrições no programa social da Prefeitura Cheque Cidadão por votos em candidatos da coligação “Frente Popular Progressista de Campos” à Câmara e à Prefeitura.
Ozeias e Miguelito chegaram a ser presos temporariamente durante a Operação Chequinho, da PF, no último dia 19 de outubro. Eles tiveram as prisões prorrogadas e, depois, convertidas em preventiva, permanecendo no Presídio Masculino Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, até obter liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez dias depois.
Já na terça-feira acontecem as audiências de instrução e julgamento da ex-prefeita de Campos Rosinha Garotinho (PR), de seu vice e candidato à sucessão nas eleições municipais de outubro do ano passado, Dr. Chicão (PR), o vice deste na chapa, Mauro Silva (PSDB), da ex-secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Ribeiro Lopes, e da ex-coordenadora do programa Cheque Cidadão, Gisele Koch Soares.
Ambas as audiências acontecem às 14h, na Sala do Juri do Fórum Maria Tereza Gusmão de Andrade.