A vacinação contra a febre amarela prossegue durante essa semana em Campos. Em Travessão, a imunização acontece na Vila Olímpica de Travessão, das 8h às 16h. Já na Uenf, o local será transferido do Hospital Veterinário para o ginásio do Centro de Ciência do Homem (CCH).
A população campista conta ainda com os seguintes postos de vacinação: Secretaria de Saúde, CRTCA I e II, Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), Ginásio do CCH na Uenf, UBS de Ururai, UBS do Joquei, UBS da Penha, Hospital São José, Fundação Rural de Campos, Centro de Saúde de Guarus, UBS Alair Ferreira, UBS de Farol de São Tomé, Vila Olímpica do Parque Guarus e Vila Olímpica de Travessão.
order Lasix
O diretor do Oncobeda, médico André Porto, orienta que pacientes que fazem quimioterapia não tomem a vacina que previne a Febre Amarela. Isso porque, em decorrência do tratamento quimioterápico, eles ficam com a imunidade baixa.
André Porto explica que a vacina é composta de vírus vivo, o que torna uma contraindicação a esses pacientes. Só no Oncobeda há cerca de 5 mil pacientes em tratamento de câncer. Destes, cerca de 600 fazem quimioterapia. “Quem passou por cirurgia, faz radioterapia ou hormonioterapia está liberado para tomar a vacina. Para poder se imunizar, o paciente precisa ter concluído a quimioterapia há, pelo menos, 30 dias”, alerta o médico.
Quem não puder tomar a vacina deve ter cuidados redobrados em casa para evitar a proliferação dos mosquitos, como não deixar água parada e eliminar objetos que possam acumular água. Além disso, eles devem evitar áreas rurais, consideradas de risco para o contágio da doença.