O primeiro dia da vacinação contra febre amarela em Campos- começou com filas quilométricas em alguns pontos. As Unidades Básicas de Saúde e alguns polos de imunização amanheceram lotados na manhã deste sábado (18). Na Fundação Rural de Campos, a fila chega a quase dobrar o quarteirão. Muitas pessoas chegaram ainda de madrugada.
As vacinas, que seriam liberadas para toda a população na próxima segunda-feira (20), foram antecipadas para este sábado e domingo (19).
O diretor do Oncobeda, Dr. André Porto, orienta que pacientes que fazem quimioterapia não tomem a vacina que previne febre amarela. Isso porque, em decorrência do tratamento quimioterápico, eles ficam com a imunidade baixa.
André Porto explica que a vacina é composta de vírus vivo, o que torna uma contraindicação a esses pacientes. Só no Oncobeda há cerca de 5 mil pacientes em tratamento de câncer. Destes, cerca de 600 fazem quimioterapia. “Quem passou por cirurgia, faz radioterapia ou hormonioterapia está liberado para tomar a vacina. Para poder se imunizar, o paciente precisa ter concluído a quimioterapia há, pelo menos, 30 dias”, alerta o médico.
Quem não puder tomar a vacina deve ter cuidados redobrados em casa para evitar a proliferação dos mosquitos, como não deixar água parada e eliminar objetos que possam acumular água. Além disso, devem evitar áreas rurais, consideradas de risco para o contágio da doença.
Confira as fotos da UENF onde também é um posto de vacinação: cheap lioresal order Antabuse buy nolvadex online