×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O peso das mochilas pode causar problemas irreversíveis à saúde, afirma especialista

O médico ortopedista, Fernando Cesár Rodrigues, conversou com a equipe de O Jornal Terceira Via e orientou aos pais sobre a questão

Campos
Por Redação
14 de fevereiro de 2017 - 21h05
Ortopedista César Rodrigues orientou aos pais quantos aos perigos do excesso de peso (Foto: Silvana Rust)

Ortopedista César Rodrigues orientou aos pais quantos aos perigos do excesso de peso (Foto: Silvana Rust)

Escolher a mochila da escola pode parecer uma tarefa simples, afinal de contas, hoje o mercado oferece uma infinidade de modelos, tamanhos e tipos. Além disso, os personagens infantis da moda estão nas propagandas o que induz os pequenos na hora da escolha, e é aí, que pode morar o perigo.

Segundo o médico ortopedista, Fernando Cesár Rodrigues, o excesso de peso nas mochilas escolares favorece o agravamento de desvios de coluna, podendo ocasionar lesões nas costas da criança ou do adolescente causando dor, desvio de postura e até doenças mais sérias como lordose e escoliose.

Esse é o caso de Larissa Assad Lubanco, aos nove anos de idade, a mãe Rita Assad Lubanco percebeu que a filha estava com a coluna torta. Rita procurou um ortopedista e deu início a um tratamento. Como Larissa nasceu com cardiopatia, essas lesões na coluna são mais favoráveis. A pequena foi diagnosticada com Escoliose Tóraco Lombar e de lá pra cá, consultas são freqüentes na vida da família Lubanco.

Rita reforça o quão importante é a participação e atenção dos pais com os filhos. “É necessário prestar muito atenção nas crianças, à dificuldade da minha filha é grande. Hoje a Larissa tem 14 anos e ainda estamos nessa luta. O problema dela não foi pelo uso indevido de peso em mochilas, mas o que ela tem na coluna, na maioria das vezes, é causado por excesso de peso do material escolar. Minha filha até hoje usa mochila de rodinhas é necessário largar a vaidade de lado e mostrar aos nossos filhos que a saúde vem em primeiro lugar”, diz Rita.

Recomendações Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia, dores nas costas provocadas por problemas de coluna. Poucas dessas sabem que essa dor pode estar relacionada ao peso da mochila que usou na época da escola. O excesso de peso carregado pelas crianças pode trazer patologias que com o passar dos anos, tornam-se mais difíceis de tratar.

Em alguns casos, as mochilas pesadas podem até mesmo lesionar as placas de crescimento dos ossos, fazendo com que a criança deixe até de crescer. O médico ortopedista, Fernando César Rodrigues de Almeida, fala sobre estes problemas. “Nós médicos consideramos que toda criança tem um esqueleto imaturo, enquanto há crescimento esse esqueleto é imaturo. Lógico que isso depende de cada criança, é necessário avaliar essa maturidade esquelética, que enquanto há imaturidade o mais indicado e a melhor opção é usar mochila de rodinhas. A escolha da mochila é baseada em vários fatores, peso da criança, altura, se já existe alguma deformidade ortopédica ou não.

O bom senso é a melhor forma que os pais têm de ajudar o filho. É necessário largar o modismo, o mais bonito, a cor, o modelo, isso não é funcional. A mochila não deve exceder 10% do peso corpóreo, o posicionamento deve ser distribuído em ambos os ombros e se possível na região mais baixa da mochila não deve ficar inferior ao nível da linha dos quadris.”

Fernando César ressalta que a participação da Instituição Escolar é importante. “Já liderei batalhas em alguns colégios da cidade que ganhei, mas também perdi. É necessário criar rampas para acesso das crianças, elevadores para os que têm patologias prévias e armários para a organização dos livros. Vários fatores deveriam ser partilhados entre a direção e os responsáveis para uma melhor opção na saúde daquele estudante”, garante o especialista.

As deformidades na coluna das crianças e dos adolescentes estão aumentando devido a fatores que geram um aumento progressivo como inatividade física e principalmente pelo uso indevido dos aparelhos eletrônicos com isso a criança fica em posição inadequada por um longo tempo o que acaba causando problemas graves na coluna. Com mais de trinta anos de profissão, Fernando César Rodrigues de Almeida ressalta que o mais importante é o bom senso dos pais. “Toda criança com dor na coluna, até que prove o contrário é problema”, afirma o ortopedista.

10 maneiras de deixar a mochila do seu filho mais leve:

1 – Conheça o peso ideal da mochila (É necessário que ela seja leve)

2 – Regule a altura correta da mochila

 3 – Use sempre as duas alças

 4 – Compre mochilas sem muitos bolsos

5 – Opte por rodinhas quando a mochila for pesada

buy lioresal 6 – Leve o lanche separadamente

 7 – Vistorie a mochila

8 – order lioresal dopoxetine without prescription Veja se a escola oferece armários para deixar os livros

9 – Só carregue o que for necessário

10 – Fichário pode ser uma alternativa para adolescentes