

O acúmulo de lixo na faixa de areia de Grussaí, em São João da Barra, voltou a chamar atenção neste verão. Imagens registradas no fim da tarde de domingo (11) mostram resíduos espalhados pela beira-mar, como plástico, latinhas e garrafas PET. O que mais preocupa, no entanto, é a grande quantidade de garrafas de vidro deixadas na areia, aumentando o risco de acidentes graves.
Grussaí é um dos destinos mais procurados por campistas durante a temporada de verão e, nos fins de semana, costuma receber um grande número de visitantes. O movimento intenso, porém, tem vindo acompanhado de cenas de descuido com o meio ambiente e com a segurança de quem frequenta a praia.
As imagens foram cedidas pela página @grussinha_rj, que costuma registrar o cotidiano da praia. Em publicação nas redes sociais, a página destacou a contradição entre a alegria da praia cheia e o desrespeito de parte dos frequentadores
“A gente fica muito feliz em ver a praia cheia, final de semana lotado e todo mundo se divertindo, mas é muito triste e inaceitável ainda ver pessoas deixando, principalmente, garrafas de vidro na areia. Isso é falta de cuidado, de consciência e um risco enorme para tdodos. Fica mais um alerta: vamos cuidar da nossa praia”, diz o texto.
Gustavo Barreto, de 30 anos, morador de Grussaí e administrador da página, reforça a preocupação, especialmente com o vidro, que pode causar cortes profundos em banhistas, crianças e animais.
“Questão de lixo a gente sabe que é difícil controlar 100%, mas pelo menos o pessoal tem que ter mais conscientização nessa questão de garrafa de vidro e tudo mais”, afirmou.