×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Verão 2026: Farol de São Tomé recebe esquema especial com mais câmeras e fiscalização

Objetivo é garantir tranquilidade a moradores, turistas e veranistas

Geral
Por Redação
27 de dezembro de 2025 - 9h39
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública definiu o esquema especial de segurança para o verão no Farol de São Thomé, com foco em ações contínuas de fiscalização, reforço da presença dos agentes e atuação integrada entre os órgãos de segurança. O objetivo é garantir tranquilidade a moradores, turistas e veranistas durante toda a temporada.

As fiscalizações acontecerão de forma permanente e em pontos alternados da praia, abrangendo veículos, motocicletas, carros de som e qualquer situação que possa causar perturbação do sossego. A estratégia evita a concentração das ações em um único local, ampliando a eficácia do controle e da prevenção.

O Secretário de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, pontuou as recomendações para as comemorações do Réveillon na praia de Farol de São Tomé. “Naquele espaço, que terá um acesso controlado, as pessoas não devem levar nenhum objeto perfurocortante, e não podem entrar com garrafas de vidro, apenas com copos ou vasilhames de plástico. Que as pessoas se dirijam à esses espaços objetivando confraternizar, se divertir com família e amigos, não procurem confusão e bebam sempre com moderação, lembrando também que se dirigir, não beba, procure outro método alternativo de condução”, afirma.

Para os principais eventos programados no Farol, a segurança será realizada de forma integrada entre a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. As equipes atuarão com divisão de responsabilidades, reforço nos trios elétricos, uso de cordas de isolamento e aumento da presença ostensiva para garantir mais segurança ao público.

Outro destaque da operação é a instalação do CCO Móvel, um ônibus equipado com sistema de videomonitoramento que ficará fixo em frente ao Mansur, na orla do Farol. O veículo contará com dois guardas municipais e dois agentes do Centro de Controle Operacional, funcionando como base de apoio para visualização das câmeras, atendimento ao público e orientação em caso de ocorrências.

Atualmente, o Farol conta com 18 câmeras de monitoramento, número que será ampliado para 26 câmeras ao longo do verão, cobrindo toda a extensão da praia, além de acessos, entradas e saídas do distrito. O CCO Móvel também permitirá o registro de ocorrências on-line, agilizando o atendimento e o encaminhamento das informações à Polícia Civil.

Além das ações de segurança, a Secretaria também atuará na organização do comércio, com fiscalização de ambulantes fixos e móveis, controle de som e combate a situações de desordem que possam incomodar os frequentadores.

Fonte: Prefeitura de Campos