

A primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor em boa parte do Centro-Sul do país. O fenômeno, formado nesta segunda-feira (22), deve manter as temperaturas ao menos 5 °C acima da média por vários dias, inclusive durante o período do Natal. Em Campos dos Goytacazes, os termômetros devem chegar a 35º neste período.
De acordo com a previsão meteorológica, o calor persistente é provocado por uma massa de ar quente e seco, reforçada pela atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que dificulta o avanço de frentes frias e sistemas de chuva mais organizados. A tendência é que o calor intenso se mantenha até o próximo domingo (28).
Previsão para Campos
A previsão do tempo indica dias de sol com variação de nuvens e sem chuva em Campos dos Goytacazes ao longo da semana. As temperaturas seguem elevadas, com máximas que variam entre 30 °C e 35 °C.
Nesta terça-feira (23), o dia será de sol com muitas nuvens, com mínima de 23 °C e máxima de 30 °C. Na quarta-feira (24), o sol aparece entre nuvens, e os termômetros sobem, chegando aos 32 °C.
Na quinta-feira (25), o calor se intensifica, com máxima prevista de 34 °C e céu parcialmente nublado. A sexta-feira (26) deve ser o dia mais quente da semana, com máxima de 35 °C e períodos de céu nublado.
No sábado (27), o sol segue predominante, com algumas nuvens e temperaturas um pouco mais amenas, variando entre 24 °C e 33 °C. Em todos os dias, não há previsão de chuva, e os ventos sopram predominantemente do nordeste.
Expectativa para todo o Brasil
A onda de calor deve atingir principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de áreas do Centro-Oeste. No Sudeste, o destaque é para o interior paulista e o Triângulo Mineiro. Na capital paulista, as temperaturas podem se aproximar dos 35 °C, com possibilidade de novo recorde para o mês de dezembro.
No Rio de Janeiro, o calor volta a predominar ao longo da semana, enquanto no Centro-Oeste as temperaturas elevadas devem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva. Já no Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná, o calor mais intenso deve se concentrar até o dia de Natal, com tendência de alívio gradual nos dias seguintes, com o retorno das chuvas.
No Norte e no Nordeste, regiões que não estão sob influência direta da onda de calor, o calor será mais intenso no interior. Nessas áreas, há risco de temporais, principalmente no Norte, com possibilidade de chuva forte e volumes elevados em alguns pontos.
Com informações do G1 e Climatempo