×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo ‘Ubu’ chega a Grussaí com crítica social e muito humor

Clowns de Shakespeare apresenta peça ao ar livre no Sesc Grussaí, dia 15 de maio, com entrada solidária

Cultura
Por Redação
12 de maio de 2025 - 10h52

Integrantes do Clowns de Shakespeare (Fotos de Diego J. Wilde/Divulgação)

O premiado grupo potiguar Clowns de Shakespeare se apresenta em Grussaí, distrito de São João da Barra, nesta quinta-feira (15), às 20h, com o espetáculo “Ubu – O que é bom tem que continuar!”. A montagem será no Sesc Grussaí e tem entrada solidária: 1kg de alimento não perecível. A peça, que tem circulado por várias cidades do Brasil, além de Colômbia e México, retorna ao estado do Rio de Janeiro para uma breve turnê com cinco apresentações.

Inspirada livremente em Ubu Rei, clássico do dramaturgo francês Alfred Jarry, a montagem propõe uma continuação provocadora da história. Pai Ubu e Mãe Ubu chegam a uma fictícia nação latino-americana, Embustônia, onde perpetuam sua sede de poder e desmandos. A dramaturgia e direção são assinadas por Fernando Yamamoto, e o elenco é formado por Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo Bico.

Fruto de uma colaboração entre os Clowns de Shakespeare e os grupos Facetas e Asavessa, “Ubu – O que é bom tem que continuar!” mescla comédia popular, crítica social e linguagem musical. Com um tom satírico, a peça aborda temas como injustiça, manipulação política e fake news, numa encenação que transita entre o grotesco e o lúdico, sem deixar de provocar reflexão.

A obra foi concebida em 2022, em meio ao cenário de instabilidade política no Brasil, e dialoga diretamente com os eventos do período pós-pandemia. “Chegamos ao Ubu após investigar textos e temas que refletissem nossa inquietação com aquele momento. Reescrever Jarry foi nossa forma de dizer o que precisava ser dito”, explica Yamamoto.

A apresentação em Grussaí celebra também os 30 anos do Clowns de Shakespeare, grupo com trajetória consolidada nos palcos brasileiros e latino-americanos, vencedor de importantes prêmios como o Shell, APCA e homenageado pelo APTR em 2021.