×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Instabilidade do clima marca o feriado prolongado em Campos

Previsão indica chuva e queda leve nas temperaturas entre os dias 18 e 20 de abril

clima
Por Redação
18 de abril de 2025 - 11h07

Vista panorâmica de Campos (Ilustração)

O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes será de tempo instável em Campos dos Goytacazes. Segundo a previsão meteorológica, a partir desta sexta-feira (18), o céu deve ficar encoberto com possibilidade de algumas tempestades ao longo do dia. A temperatura máxima pode chegar a 30°C, com mínima em torno de 23°C.

No sábado (19), a instabilidade se intensifica, com previsão de tempestades e tempo mais fechado. Os termômetros devem marcar máxima de 28°C e mínima de 22°C.

Já no domingo (20), o tempo segue instável, mas com redução nas chuvas. São esperadas pancadas isoladas ao longo do dia, com temperaturas variando entre 22°C e 28°C.

A população deve redobrar os cuidados ao sair de casa, especialmente motoristas, já que a chuva pode reduzir a visibilidade e aumentar os riscos de acidentes nas vias.

Clima em todo o país

Uma frente fria que começou a se formar nesta sexta-feira (18) na Região Sul do Brasil deve provocar instabilidade em boa parte do território nacional durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes. A previsão é de chuvas intensas, queda de temperatura e tempo fechado em diversas regiões do país, afetando os planos de quem pretende aproveitar a folga ao ar livre.

Segundo a Climatempo, a frente fria avança rapidamente em direção ao Sudeste e ao litoral da Bahia, trazendo consigo um ar mais frio de origem polar. Apesar disso, o frio mais intenso deve se concentrar apenas na Região Sul, onde há possibilidade de geada na serra do sudeste gaúcho no domingo (20) e na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes.

A meteorologista Josélia Pegorim explica que “as condições para chuva ainda estão elevadas no Brasil devido à grande disponibilidade de umidade e à atmosfera aquecida para esta época do ano”.

Sul
Nesta sexta, há possibilidade de pancadas de chuva nos três estados. No sábado (19), a instabilidade se concentra sobre Santa Catarina e Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul terá predomínio de sol em boa parte do território. As temperaturas devem cair com a chegada do ar polar, com mínimas abaixo de 10°C no domingo. Na segunda, o tempo firme predomina, com manhãs frias e tardes amenas.

Sudeste
A sexta-feira será marcada por tempo instável, com chuvas no interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No sábado, a frente fria deve provocar chuva forte em toda a região. No domingo, o tempo abre no interior paulista e no sul de Minas, mas a chuva continua no centro-norte mineiro e Espírito Santo. O litoral de São Paulo e do Rio deve ter tempo chuvoso até segunda.

Centro-Oeste
Apesar da presença do sol em boa parte do feriado, há previsão de pancadas de chuva, especialmente no Mato Grosso do Sul. A temperatura tende a cair com a passagem da frente fria. O domingo será mais fresco, com sol predominando em grande parte da região na segunda.

Norte
Toda a região terá chuvas ao longo do feriado, influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Sexta e sábado terão períodos de sol no Acre, sul e leste do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins. As chuvas devem aumentar no domingo e na segunda.

Nordeste
A expectativa é de grandes volumes de chuva, especialmente no litoral baiano. No sábado, pancadas se intensificam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Já Sergipe, Alagoas, o sertão pernambucano e o norte da Bahia terão mais sol. Na segunda, o avanço da frente fria pelo litoral da Bahia deve reforçar as chuvas na região.

A recomendação dos meteorologistas é redobrar os cuidados nas estradas e programar as atividades considerando os alertas de tempo severo, especialmente em áreas litorâneas e serranas.

Com informações do G1/Climatempo